Oportunidade x crise

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 14/08/2021
Horário 04:30

Todas as crises geram oportunidades, será? Quem nunca ouviu esta afirmação? Imagine a seguinte situação: 50% da população ativa no país desempregada ou em subempregos, queda do PIB (Produto Interno Bruto) em 12% ao ano, 1 milhão de empresas falidas e 30 % dos bancos fechados. Que tipo de oportunidade existe em um cenário como este? Estes são os números da crise de 1929 que fazem a crise que enfrentamos da pandemia parecer um passeio no parque. 
As crises não extinguem as oportunidades, apenas as mudam de lugar. As necessidades e desejos do consumidor continuam latentes, independente das dificuldades. Uma crise como a que assolou os EUA entre 1929 e 1933 afeta profundamente o comportamento do consumidor que busca produtos substitutos. Conforme documentário disponível no History, o setor de alimentação - em especial - gerou oportunidades de ouro para empreendedores como Herman Warden Lay, fabricante das batatas Lays e Charles Elmer Doolin, da Fritos, juntos criaram a Frito-Lay.
Em 1965, a Frito-Lay juntou-se à Pepsi-Cola formando a PepsiCo Inc, hoje uma das gigantes do setor de alimentação. Os snacks do grupo estão presentes por todo o mundo, inclusive no Brasil. Tudo aconteceu quando em 1932 tempestades de areia dizimaram lavouras por todo território, contudo, os lavouristas que cultivavam batatas conseguiam boas colheitas, o que gerou excedentes de produção. Waren, ao notar a sobra de matéria-prima e a necessidade da população de encontrar alternativas para alimentação, decidiu fritar lâminas de batatas, temperá-las com sal e vendê-las à população: foi um sucesso.
Enquanto Waren Lay crescia numa região, Doolin, da Fritos, crescia em outra. Doolin, além das vendas ao público em geral, também foi fornecedor de alimentos para o exército americano. As inovações de Charles Doolin, como a prensa de alimentos, revolucionaram a indústria de alimentos. No momento em que o interesse em novos territórios entrou em rota de colisão, os empresários ao invés de brigaram por fatias de mercado um do outro, se uniram para fornecer os produtos em ambas as regiões de domínio, com resultados excepcionais para as empresas. Este é um exemplo dentre muitos que provam que as crises carregam oportunidades e cabe ao empresário manter o olhar a atento!
 

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