PÓS-VITÓRIA NO RIO, LEONARDO MELO FOCA NO JAPÃO

MARATONA Hoje o paratleta vai ao Espírito Santo disputar a corrida “Dez Milhas Garotos”, na capital capichapa, Vitória

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 02/09/2018
Horário 04:15
Arquivo - Leonardo segue hoje para mais um desafio no Espírito Santo, em Vitória
Arquivo - Leonardo segue hoje para mais um desafio no Espírito Santo, em Vitória

O termo déjà vu é uma expressão da língua francesa que significa “eu já vi”. Em outras palavras, ele descreve uma espécie de reação psicológica da transmissão de ideias de que já se esteve em determinado lugar antes, já viu a mesma pessoa ou qualquer outra suposta experiência que se repetiu. A mesma situação pode ser utilizada para descrever o último final de semana do paratleta prudentino Leonardo Melo, já que o local era o mesmo que no ano passado: a Meia Maratona Internacional do Rio, no Rio de Janeiro, e o tempo de finalização da prova também se repetiu: 52 minutos e 55 segundos. Mas apesar das coincidências, não se trata de uma questão psicológica, mas sim verdadeira. Aliás, o cenário garantiu a posição de campeão da prova ao atleta, que com a vitória também já tem planos futuros: o Japão.

O mérito se torna maior, pelo fato do competidor ter participado do torneio sem estar com 100% de suas condições, como dito pelo próprio técnico, Edvandro Júnior. “Ele fez o mesmo tempo do ano passado, mas a ideia era bater esse recorde, no entanto, ele ainda tem se recuperado de uma recente lesão no punho”, pontua. Superando a marca ou não, o fato é que o prudentino conseguiu vencer.

Aliás, o que vai ser usado daqui para frente, como um gás a mais nos treinos, em vista do preparo para a Maratona de Oita, cidade do Japão. À reportagem, o treinador ressalta que pensando dessa forma, os treinos serão mais específicos. “Vai ser uma experiência nova para ele, pois trata-se de uma prova totalmente especial, com corredores do mundo todo, de nível intermediário a níveis mais elevados. É uma competição forte, e o foco é fazer a melhor marca possível”, completa.

E mesmo que o principal embate desse ano tenha sido na Suíça, conforme Edvandro, no Japão ele terá a oportunidade de bater sua marca em uma maratona. O recorde do atleta é de 1 hora e 46 minutos, percorrendo a distância de 42 km, na Maratona de São Paulo. “Se a gente conseguir diminuir pelo menos 10 minutos desse tempo já será uma grande evolução. Ele tem grandes chances de cumprir com isso”, avalia o técnico.

Mas antes de pisar no solo asiático, Leonardo ainda tem desafio em terras brasileiras, e já nos próximos dias. Hoje o paratleta vai ao Espírito Santo disputar a corrida “Dez Milhas Garotos”, na capital capichapa, Vitória.

Nova cadeira

E como acompanhado por este diário, Leonardo está de cadeira nova desde fevereiro desse ano. Com ela, o competidor já deixou sua marca, além das provas pelo Brasil a fora, na Suíça e na Inglaterra, e agora destinado ao Japão.

Num balanço até agora, o treinador do prudentino não deixa de citar que o inédito instrumento fez com que a evolução pudesse ser constatada. “O desempenho sem dúvida foi superior, se comparado ao ano passado. E com isso, já podemos também nos preparar melhor para os desafios de 2019, que contemplam as corridas dos Jogos Pan Americano, no Peru, e o Mundial”, finaliza.

Cedida - Paratleta prudentino Leonardo Melo e seu técnico, Edvandro Júnior

Publicidade

Veja também