Palestra amplia informações sobre transtorno do espectro autista em Teodoro Sampaio

Iniciativa partiu da sugestão de uma mãe, que viu a necessidade de esclarecer tema junto a familiares, profissionais e sociedade como um todo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/10/2021
Horário 16:35
Foto: Cedida
Palestra ocorreu na sexta-feira, no recinto da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio
Palestra ocorreu na sexta-feira, no recinto da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio

Foi realizada na sexta-feira, no recinto da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio, uma palestra sobre como diagnosticar precocemente os pacientes com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como melhorar a conduta e abordagem dos profissionais de saúde e educação em relação a este público.

Estiveram presentes mães e pais de filhos autistas, bem como profissionais da saúde, da educação, do CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Essa mobilização ocorreu após uma mãe procurar apoio do vereador Claudio Evangelista da Silva Junior, Juninho Poceiro (MDB), para que ele ajudasse a viabilizar o crescimento de informações técnicas junto aos pais, profissionais da saúde e da educação e da sociedade como um todo, a fim de que conhecessem mais sobre como conviver melhor com a diversidade do espectro autista, de forma respeitosa, com oportunidade e equidade de direitos.

Isso porque, segundo dados do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, há hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.

A palestra contou com a participação de cerca de 60 pessoas e foi ministrada por profissionais como psicóloga, fonoaudiólogas e terapeuta ocupacional.

Publicidade

Veja também