Palestra sobre câncer de mama dá início a ações do Outubro Rosa

Evento promovido pelo Grupo de Apoio Amigas do Peito orientou sobre diagnóstico precoce e possibilidade de cura em 95% dos casos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 02/10/2018
Horário 09:22
Marcio Oliveira - Maria Assunção enfatiza importância do diagnóstico precoce
Marcio Oliveira - Maria Assunção enfatiza importância do diagnóstico precoce

O mês de outubro é conhecido por seus tons de rosa na luta pelo câncer de mama, em um movimento que atualmente é comemorado em todo o mundo, tendo iniciado nos Estados Unidos, com ações isoladas referentes à doença ou mamografia, conforme o site direcionado à campanha Outubro Rosa. Em sua alusão, o Grupo de Apoio Amigas do Peito, de Presidente Prudente, realizou na noite de ontem, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), uma palestra sobre a campanha, bem como a importância do diagnóstico precoce. “Queremos prestar esclarecimentos à população, para que todas reconheçam os sintomas da doença e entendam que o diagnóstico precoce possibilita a chance de cura a 95% das mulheres”, lembra a mastologista, uma das fundadoras do grupo e palestrante, Maria Assunção Azevedo Guedes.

O encontro de ontem teve início às 19h, no auditório do Senac de Presidente Prudente, e foi aberto ao público, bem como servidores e alunos da unidade. O objetivo principal, conforme a mastologista, era o de alertar para a importância e benefícios da prevenção do câncer de mama, além de falar sobre o Outubro Rosa, movimento que teve sua primeira iniciativa no Brasil em 2002, com a iluminação em tons de rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que é conhecido como o obelisco do Ibirapuera, segundo o site direcionado à campanha.

“Nossa finalidade é a de prestar esclarecimentos para a população sobre a doença, para que, além de conhecer os sintomas e tratamentos, as mulheres saibam como exigir do poder público medidas na área da saúde que garantam um tratamento digno. Essa é uma doença que tem um alto índice de acometimento e o diagnóstico precoce pode proporcionar um tratamento menos agressivo”, lembra Maria Assunção. A mastologista ressalta que o autoexame, fundamental para este processo, é um método muito importante, porém, que ainda segue como um tabu entre o público feminino, que teria medo de realizar o toque e encontrar a doença. “95% das mulheres com a doença podem ter a cura se diagnosticadas na fase inicial”.

A presidente do Grupo de Apoio Amigas do Peito, Roseli Serpeloni Cyrino, afirma que a prevenção é a “palavra de ordem” tanto da campanha quanto da palestra de ontem e informa a necessidade de ações como essa, mesmo em pleno 2018. “É preciso tratar de assuntos ligados à doença, como o recebimento da notícia, a importância de se estar em alerta e as formas de prevenção e identificação. Informação nunca é demais”, pontua. As ações do Outubro Rosa seguem durante todo o mês, sendo que até sexta-feira serão realizadas demais palestras, panfletagens e celebradas missas (veja abaixo).

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA:

Amanhã - 7h30, no Sesi da Vila Furquim – Palestra com a mastologista Maria Assunção de Azevedo;

Amanhã - 9h30, na Igreja São José - Palestra com a assistente social Jandira Aurelio;

Amanhã - 14h, na Prudenprev – Palestra com a assistente social Jandira Aurelio;

Quinta-feira - 19h30 – Missa na Igreja São Judas Tadeu;

Sexta-feira - 17h30 – Panfletagem no Parque do Povo.

Fonte: AI do Grupo de Apoio Amigas do Peito

Publicidade

Veja também