Pão

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da sardinha e da Sardenha

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 21/10/2021
Horário 05:30

E não é que o preço do pãozinho nosso de cada dia - e de cada noite - subiu quase 8% em um ano? Quando menciono pãozinho quero dizer o pão francês e não sei o motivo pelo qual esse pão é chamado de francês.
Poderia ser pão brazuca - ou brasileiro -, pão alemão, argentino, belga, russo, afegão ou qualquer outro nome. Mas, enfim, o nome da iguaria é pão francês e ninguém tem nada com isso, nem mesmo o padeiro.
Só sei que o pão francês está caro pra cachorro. Vai ver virou o pão que o Coiso amassou e o povão tem dificuldades para comprá-lo. Aliás, do jeito que a situação está quando pobre enfia a mão no bolso só tira os dedos, como dizia o Barão de Itararé.
E sempre tem uma explicação dos tecnocratas da Economia para dizer porque determinado produto aumentou de preço. "O preço é cotado no dólar", sintetiza essa cambada, que está se lixando se a população tem o que comer em casa.
Pois é, era só o que faltava: pão francês virou artigo de luxo. O Brasil precisa plantar mais trigo. Depende muito da importação desse cereal para a produção de pães em geral. Não sei como deve ser denominado o agricultor que produz trigo. Trigueiro não é, mas até que cai bem tal nome.
Os agricultores deveriam ser incentivados a ampliar suas roças de trigo. Ampliar o máximo possível com o auxílio do Ministério da Agricultura. Nosso consumo de pão é enorme e vai daí que é essencial produzir mais trigo e, se não me engano, o Paraná destaca-se nas plantações de trigo, um cereal milenar. Mais trigo e menos soja.
Dizem que os povos que mais progrediram tinham um cereal como alimento básico. Trigo no Egito antigo e arroz na Ásia, especialmente na China e no Japão, são exemplos clássicos. 
Se não me engano são sete os cereais: arroz, aveia, centeio, milho, trigo, trigo bourgol (o do quibe) e painço.
Painço? Sim, meus camaradas e minhas camaradas. Painço é aquele grãozinho minúsculo que alimenta pássaros. Só que tem o seguinte: o painço é um cereal muito bom para a saúde. Ao contrário do que se divulga, ele não é alpiste. Repito: está na lista dos cereais e talvez seja o mais nutritivo de todos os cereais. Que tal? Vai uma sopa de painço aí? Me chama que eu vou e levo junto o Richard e o Sena.

DROPS

Gato escaldado tem medo de água gelada.

Cachorro mordido por cobra tem medo de barbante.

Não há escapatória, motoristas: estamos cercados por pedágios.

Gasolina custa R$ 7 em seis Estados. Compre um carro de boi. Ou de vaca, por aí.

Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulação de fórmulas. Disk Entregas: 3906-1000 e 99651-2129. Av. Ana Jacinta, 2.151.
Atende todos os dias até às 22h.  
 

Publicidade

Veja também