Papelão é material mais recolhido após Natal

Cooperlix não possuía estimativa fechada de toneladas coletadas, mas notou produção de resíduos “além do normal”, principalmente de caixas

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 27/12/2018
Horário 06:03
José Reis - Cooperlix pede que população não misture rejeitos e lixo reciclável
José Reis - Cooperlix pede que população não misture rejeitos e lixo reciclável

Após o Natal é comum aumentar a quantidade de resíduos descartados pela população e em Presidente Prudente é diferente. De acordo com a presidente da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), Maria Aparecida Assis da Silva, “no fim do ano, o pessoal compra bastante produto, gerando uma produção de lixo além do normal”. Um dos materiais mais recolhidos pelos coletores foi o papelão, com alto índice de caixas. Apesar de notar o acréscimo no volume de resíduos, a cooperativa não possuía dados fechados a respeito da quantidade exata de toneladas coletadas neste período pós-festas até o fechamento desta matéria.

De acordo com a presidente da cooperativa, o problema mais comum é a falta de cuidado da população em relação à disposição do material, pois não separa o lixo reciclável, que é misturado com os demais “rejeitos” (como papel higiênico, roupa velha, sapatos, comida, tijolos, entre outros itens que não são considerados descartáveis). Para ela, todo esse recolhimento do acúmulo de lixo ainda não é muito lucrativo. “Ainda não temos alguns equipamentos, só vai ser positivo para nós a partir do momento que fizermos a prensagem e agregarmos um valor maior”, explica Maria.

O cooperado Diego Victor Lopes dos Santos, 25 anos, explica que algumas pessoas não têm consciência do descarte regular do lixo e o armazenamento correto. “Não são todos, mas ainda existe uma minoria que não prioriza o descarte e deixa sacos abertos e lixo jogado pelas ruas. Esse problema é mais frequente nos bairros mais carentes, pois eles não seguem a orientação recomendada”. De acordo com Diego, a preocupação maior será o ano-novo, devido ao consumo de bebidas ser ainda maior do que no Natal, e o volume de garrafas descartadas também.

A presidente da Cooperlix pede que a população se conscientize da necessidade de separar o lixo. “Primeiro temos que pensar no meio ambiente e depois pensarmos em nós [coletores], pois esse trabalho é o nosso pão de cada dia”, explica Maria.

Limpeza pós-festa

Ainda de acordo com presidente, a escala dos funcionários para manter a cidade limpa não foi modificada. Os caminhões foram distribuídos pela cidade e conduzidos por dois coletores a fim de atender todos os bairros de Prudente.

A Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) informa que aumentou 30% o volume coletado, principalmente em chácaras e áreas rurais. A expectativa da quantidade para a coleta de ano-novo é a mesma do Natal.

Publicidade

Veja também