Para emagrecer, constância é a palavra-chave

EDITORIAL -

Data 21/01/2021
Horário 04:10

Entra ano, sai ano, e as promessas para alcançar o tão sonhado corpo do verão continuam firmes e fortes. Em um país como o Brasil, em que a beleza estética é tão difundida e priorizada, promessas milagrosas não faltam para vender produtos mirabolantes. Na busca incansável por um padrão de beleza, muitas vezes, inalcançável, as pessoas extrapolam todos os limites do saudável.

Dieta da lua, da sopa, das celebridades, da fome, cetogênica, lowcarb. Muitas vezes, um estilo alimentar que pode impactar de maneira positiva sobre a saúde de determinadas pessoas é adotado indiscriminadamente, sem auxílio de profissionais, e acaba gerando problemas, como compulsões alimentares. “Fulano falou que fez jejum intermitente e emagreceu 10 quilos em 15 dias”. Bastou para uma multidão de pessoas fechar a boca, partindo para uma verdadeira greve de fome. Pouco importa embasamentos científicos, consultas com profissionais. O pobre do organismo, já cansado de dietas, segue carente de nutrientes, e tenta sobreviver com o pouco saudável que lhe é oferecido. Mas, as pessoas acreditam naquilo que elas querem e no que lhes é conveniente.

Por que buscar por alimentos caros e inacessíveis, se podemos seguir em paz com nossas refeições baseadas no tradicional arroz com feijão? Por que abdicar de frutas, quando vivemos em um país tropical, cuja fartura se faz presente em todas as estações? As pessoas insistem em acreditar que a tal da tão difundida comida de verdade é que faz mal, quando, na realidade, o que tem adoecido a população são os produtos alimentícios e sua infinidade de químicos, como corantes, aromatizantes, excesso de açúcar, sódio, enfim, a lista é enorme.

Cada um de nós somos únicos. E, assim, deve ser encarado também nosso plano alimentar: específico para cada um, de acordo com nossos gostos, com nossa saúde, com nosso estilo de vida. É por isso que copiar a dieta da vizinha não dá certo. Assim, se seu objetivo em 2021 for, realmente, emagrecer, tenha foco e procure ajuda profissional. Faça o básico que dá certo, com constância e sem neura. Sem promessas milagrosas e produtos mirabolantes. A sua saúde agradece.

 

Publicidade

Veja também