Para viver a velhice de forma plena, é preciso agir na juventude

EDITORIAL -

Data 12/12/2019
Horário 04:00

Entre os indicadores que dimensionam a qualidade de vida da população, a longevidade tem grande relevância. E já há algum tempo, a região de Presidente Prudente vem se destacando neste quesito, com seus habitantes envelhecendo cada vez mais. Enquanto a base da pirâmide etária está se estreitando, seu topo está cada vez mais robusto. Desta forma, políticas públicas voltadas aos idosos devem ser implementadas para que eles envelheçam com qualidade.

Afinal, não há vantagem em apenas somar idade. É preciso desfrutar dos anos com prazer, longe de problemas de saúde que impedem a execução de tarefas simples, por exemplo. Ninguém deseja envelhecer em cima de uma cama. Mas, para alcançar a plenitude na terceira idade, é necessário colocar em prática ações que contribuam para isso desde a juventude. Não há como passar a vida toda sem cuidar da saúde, se alimentando mal, sem praticar exercícios, e desejar ser um idoso em plena forma física e mental.

Por isso, não deixe para pensar em seu envelhecimento somente quando chegar aos 60 anos. Isso deve ser feito o quanto antes, não há tempo a perder! É perfeitamente possível aproveitar a vida em seu presente, já pensando no futuro. Assim, mantenha hábitos saudáveis, consumindo mais alimentos naturais, se exercitando, dormindo bem, cuidando do lado emocional e espiritual. Não deixe que tantos compromissos do cotidiano consumam sua sanidade. O mesmo vale para o trabalho. Muitas pessoas acabam focando somente na profissão, esquecendo que ela é mais uma faceta do todo. Do que adianta juntar dinheiro e não ter disposição e saúde para aproveitá-lo? Será que vale a pena?

Priorizar os momentos com a família, ter momentos de lazer e também de não fazer nada. Tudo isso é de extrema importância. Viver a vida em sua totalidade, longe de vícios e negatividade. Esse é um grande desafio para quem deseja chegar à terceira idade com o corpo e a cabeça no lugar. Felizmente, o avanço da medicina e da tecnologia tem contribuído muito para a longevidade. No entanto, as inúmeras demandas que pesam sobre a nossa existência acabam minando nossa qualidade de vida. Ter a percepção do que nos faz mal e coragem para uma reviravolta são a chave para uma vida em equilíbrio e, consequentemente, abrem um portal para se viver uma velhice plena.

Publicidade

Veja também