Paratleta diz que esporte transformou sua vida

Esportes - Rogério Lopes

Data 20/12/2015
Horário 08:49
 

"Não existe idade nem barreiras que impeçam uma pessoa de começar uma atividade esportiva", assim pontua a paratleta Carolina Custódio Pereira dos Santos. Aos 37 anos, a esportista de tênis de mesa ressalta que por mais difícil que algo pareça, se a pessoa possui um foco, determinação, e se permite tentar, "com certeza vai estar mais perto de alcançar seus sonhos e objetivos".  Atualmente, Carol, como é chamada, é a terceira colocada no ranking brasileiro feminino de tênis, da categoria classe 6.

A esportista, que é natural de Paraguaçu Paulista e no momento reside em Londrina (PR) – onde treina –, possui deficiência física nos braços e nas pernas, e lembra que, ao contrário de muitos paratletas que começaram no esporte quando crianças e adolescentes, ela conheceu a modalidade apenas há três anos. Conta que em 2012 participava de um evento que abordava questões sociais dos deficientes, em São Paulo, quando o técnico Carlos Koyama (seu atual treinador) convidou-a para conhecer o projeto esportivo que ele realizava com paratletas, por meio do tênis de mesa. De início, Carol diz que teve certo receio e restrição quanto à ideia, mas resolveu ir até o centro de treinamentos para saber mais a respeito. "Foi meu primeiro contato", pontua.

Jornal O Imparcial "O esporte me deu uma nova visão, um novo incentivo", conta Carol

A partir disso, a esportista explica que o esporte "a conquistou" e daquele momento em diante, ela foi se envolvendo, admirando e querendo, cada vez mais, entender e aprender as técnicas da modalidade. "Deixei toda minha rotina para me dedicar ao tênis de mesa", frisa.

Mesmo com as dificuldades para manter a nova carreira, visto que, no momento, todas as despesas com as viagens para participar das competições pelo país são pagas por ela, Carol afirma que não se vê mais fora do esporte e quer adquirir mais experiências, conhecimentos e aprendizados. "O esporte me deu uma nova visão, um novo incentivo e um suporte para meu psicológico", menciona.

Buscando patrocínio para prosseguir com seus treinamentos, a paratleta não esconde a vontade e possibilidade de se mudar para Presidente Prudente e, na capital da Alta Sorocabana, evoluir ainda mais seu nível técnico e continuar os trabalhos a que tem se dedicado. "Pode ser que ocorra a mudança, isso depende do suporte que eu consiga na cidade", explica.

Falando em suporte, Carol menciona o apoio e força dados pelos prudentinos Douglas Kato Pauluzzi, responsável pela Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Hemerson Ricardo Navarro, da Academia Fight & Fitness/Navarro. "São pessoas que têm me ajudado e incentivado muito", expõe.

 

Evento solidário

Aproveitando a estadia na cidade, durante o fim de semana a paratleta acompanhou as atividades do evento solidário para crianças do projeto "Superação Jiu-Jitsu para Todos". O evento foi realizado ontem, na academia Fight & Fitness/Navarro, e reuniu crianças de bairros carentes da cidade que integram a inciativa social. Além disso, para a atividade estava prevista a presença do lutador carioca Marlon Sandro, corner do ex-campeão dos pesos-penas do UFC (Ultimate Fighting Championship), José Aldo.

De acordo com Navarro, a ação é mais uma forma de envolver e incentivar as crianças que participam do projeto, além de oportunizar o contanto com um experiente profissional da modalidade.

Vale ressaltar que o projeto social é desenvolvido na cidade pelo professor Fernando Paque, líder da equipe Zenith e atende 30 crianças.
Publicidade

Veja também