Pátio de Prudente se restringe a receber veículos de “extrema urgência”

Prefeitura informa que 91,8% do espaço estão ocupados e lembra não haver previsão para construção de novo espaço aos veículos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 02/11/2018
Horário 04:00
Marcio Oliveira - Pátio Municipal, conforme Prefeitura, conta com 1.561 veículos, entre carros e motocicletas
Marcio Oliveira - Pátio Municipal, conforme Prefeitura, conta com 1.561 veículos, entre carros e motocicletas

A reportagem noticiou na primeira semana de outubro um acidente de trânsito, na Avenida Paulo Marcondes, em Presidente Prudente, entre uma Honda CB300 e um GM/Corsa, que deixou uma vítima, conforme informado na ocasião pelo boletim de ocorrência. À época, foi informado que o piloto da motocicleta não era habilitado, sendo que o veículo estava com o licenciamento vencido desde 2017, o que causou uma autuação, mas não o recolhimento da motocicleta junto ao Pátio Municipal por falta de vagas. Desta forma, a reportagem questionou a Prefeitura sobre a atual situação do espaço, e foi informada de que 91,82% do ambiente estão ocupados, sendo que apenas os veículos “de extrema necessidade” são recebidos. “Não há previsão para a construção de um novo local”.

As informações são da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), que ressalta ainda não ter atingido os 100% de sua capacidade, ao lembrar que conta – com dados até o dia 19 de outubro – com 1.561 veículos, considerando todos os que possuem duas e quatro rodas. “Do total, 381 é da Polícia Civil - órgão competente para informar sobre as medidas que estão tomando para retirar os veículos do pátio - e outros 1.068 são do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], órgão competente para informar sobre as medidas que estão tomando para retirar os veículos do pátio”, salienta a Semav.

Questionada sobre um possível fechamento do local, no que diz respeito ao recebimento de novos veículos, a Semav lembra que somente aqueles considerados de “extrema necessidade” devem entrar no Pátio Municipal, lembra que não há previsão para a construção de um novo pátio e ressalta que dentro das irregularidades mais frequentes para a remoção dos veículos estão: licenciamento vencido, estacionamento irregular e pneus “lisos”.

Pátios regionais

O Detran, por sua vez, informa ter um pátio regional em Presidente Prudente, sendo que ele é dividido em quatro unidades: Adamantina, Dracena, Prudente e Teodoro Sampaio. Com uma área total de 18,180 mil m², 4 mil m² estão disponíveis, já que, conforme dados até 18 de outubro, cerca de 1,8 mil veículos, entre carros e motos, estavam armazenados na região. “Pelas regras, os veículos apreendidos ficam disponíveis para retirada pelos proprietários por 60 dias. Após isso, eles podem ser leiloados. Neste ano, já foram feitos dois leilões na região. Até o fim do ano estão previstos mais dois”, expõe.

O departamento salienta que os veículos são removidos ao pátio por diversas infrações de trânsito, sendo que entre as principais estão: conduzir veículo que não esteja registrado, dirigir veículo sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conduzir veículo em mau estado de conservação e conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos no Código de Trânsito Brasileiro.

SAIBA MAIS

Vale lembrar que, conforme noticiado por este diário no início de 2017, a atual gestão ainda tinha como incerto o destino do Pátio Municipal, já que a administração anterior pretendia esvaziar o espaço. Na ocasião, foi informado que a situação do pátio chegou a ser considerada como crítica, quando veículos foram estacionados do lado de fora por não caberem mais dentro do espaço. Outra preocupação à época era a de que o ambiente pudesse se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Publicidade

Veja também