Pedágios mais caros... é preciso fazer alguma coisa!

EDITORIAL -

Data 02/07/2021
Horário 04:15

As coisas não estão fáceis. Tem muita coisa acontecendo. Além da pandemia em si, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas são assustadoras. Em se tratando do lado financeiro, então, nem se fala. E, na quarta-feira, mais uma bomba: foi anunciado o reajuste de 8,05% nas praças de pedágio da região de Presidente Prudente. O aumento foi baseado na correção da inflação pelo indicador econômico IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) entre junho de 2020 e maio de 2021.
Um susto para quem utiliza a rodovia e precisa arcar com mais esse aumento que afeta diretamente o bolso e a economia dentro de casa. Se for mais específico ainda, a praça de pedágio que fica em Presidente Bernardes foi para R$ 10,80. E, é sabido que Presidente Prudente é o centro comercial e empresarial do oeste paulista. Médicos, faculdades, trabalho, comércio. Muita gente precisa se descolar periodicamente para essas questões. E outras tantas pessoas seguem sentido Presidente Prudente x Presidente Epitácio diariamente. Calcula o valor deixado só nisso. E com um pedágio neste valor, o custo fica ainda mais caro.
E, somado ao preço do combustível, é impossível não reclamar. Muitas pessoas não são contra a cobrança do pedágio. Mas, o valor excedeu a boa vontade da população. E, não foi agora. Faz tempo que mostramos aqui relatos de indignação de usuários das rodovias.
O aumento do pedágio afeta diretamente tantas outras coisas que certamente também serão reajustadas: passagens de ônibus, transporte, compras pela internet, entre outras coisas essenciais no dia a dia da população.
É preciso que as cidades ao entorno do pedágio façam alguma coisa. É necessário unir forças e fazer com que os munícipes destes locais sejam de alguma forma beneficiados. Que seja pago por quilômetro, pela placa do carro, alguma coisa precisa ser feita. Ir para Prudente e voltar, só de pedágio, o usuário deixa R$ 21,60. É um valor absurdo.
Que as autoridades competentes se unam em prol dessas pessoas que necessitam deste deslocamento e que paguem o que é justo.

Publicidade

Veja também