Planejar o uso do 13º é essencial para sair ou não entrar no vermelho

EDITORIAL -

Data 29/11/2019
Horário 04:00

O fim de ano se aproxima e, com ele, além das confraternizações, as tradicionais festas de Natal e ano novo, folgas no trabalho e férias escolares, vem também o 13º salário. Nesta semana, conforme noticiado na edição de ontem deste diário, teve início o pagamento da segunda parcela do benefício aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na região de Presidente Prudente, a previsão – feita em cima da folha de pagamento de outubro - é de que aproximadamente R$ 119 milhões sejam pagos a pouco mais de 163 mil pessoas até o dia 6.

Para os trabalhadores formais, a primeira parcela está prevista para hoje e a segunda deve cair até o dia 20 de dezembro. Que a renda extra chega num momento bem propício para ser gasta, não restam dúvidas. Já que logo após a virada, vem uma “enxurrada” de coisas a serem pagas em janeiro, como matrículas e materiais para as crianças, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), seguro de carro, etc., etc., etc... Assim, é preciso se planejar, para que ao invés de trazer alívio, você não acabe no sufoco.

Priorize as dívidas, caso tiver. Sair do vermelho deve ser a primeira alternativa quando a dúvida é o que fazer com o dinheiro do 13º. Os juros dos cartões de crédito e cheque especial são exorbitantes e podem se tornar um grande problema, caso demore a serem pagos. Guarde o que puder, se preparando para o início de ano e compre apenas o necessário. Estabeleça prioridades. Se for presentear alguém, pesquise preços e evite novas parcelas.

Hoje, com a tradicional Black Friday, dia que inaugura a temporada de compras natalícias com inúmeras promoções pela internet e pelas lojas, com produtos até pela metade do preço, a “tentação” de gastar é grande. Todo cuidado é pouco. Planeje de forma consciente o uso do 13º... quem sabe neste ano, pagando contas e saindo do vermelho, no próximo, não sobra dinheiro para uma viagem ou até mesmo um belo presente de Natal?

  

Publicidade

Veja também