Polícia Federal emite 775 passaportes por mês

Em Presidente Prudente, por mês são expedidos em média 775 passaportes por mês, porém desde o dia 27 de junho o serviço de emissão foi suspenso sem previsão de retorno

REGIÃO - BIANCA SANTOS

Data 16/07/2017
Horário 02:47
Marcio Oliveira, Marcos Soares aguarda o retorno da emissão dos passaportes
Marcio Oliveira, Marcos Soares aguarda o retorno da emissão dos passaportes

Em Presidente Prudente, por mês são expedidos em média 775 passaportes por mês, porém desde o dia 27 de junho o serviço de emissão foi suspenso sem previsão de retorno. Conforme a Polícia Federal (PF), a medida é resultado da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem no Brasil.

O diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo), Marcos Antônio Carvalho Lucas, acredita que agências de viagens obtiveram um lucro cessante neste período da emissão suspenso de passaporte, pois, frustrou a expectativa de vendas de pacotes, deixando de movimentar o mercado de viagens. “Espero que a situação melhore, pois é uma falta de gestão de orçamento. Todos os cidadãos têm o direito de ir e vir previsto pela Constituição e é preciso uma solução rápida para este impasse”, afirma. Além disso, Marcos destaca que sua expectativa em relação ao futuro é que as pessoas continuem programando suas férias para que não atrapalhe a arrecadação.

Prejuízo para quem iria viajar. Como é o caso do operador de escavadeira hidráulica Marcos Antonio Soares Serrilha que aguarda a liberação da emissão do passaporte para ir trabalhar na cidade de Vieira, em Portugal, no setor de terraplanagem. De acordo com Marcos, ele recebeu o convite há um mês e sua solicitação junto à Polícia Federal é para a caderneta de emergência, mas mesmo assim não conseguiu a liberação. “Estou tentando há duas semanas, porém não consigo dar entrada no pedido, inclusive possuo a guia de pagamento e aguardo ansioso à volta do serviço para poder quitar”, declara.

As agências de viagens também estão envolvidas na suspensão da emissão de passaportes. O vendedor Giovani Delgado ressalta que, apesar de não ter tido prejuízo no estabelecimento, alguns clientes ainda estão aguardando a liberação para poder dar início ao roteiro de viagens. “Quando um interessado nos procura para efetuar uma viagem direcionamos para onde ele deve ir, assim como a falta de alguma vacina, fazemos o mesmo com o passaporte, orientando a ir para a Polícia Federal”, diz. Porém, o vendedor explica que todos os dias há a busca por viagens internacionais, pois a empresa é especialista no continente europeu.

 

Polícia Federal

Apesar da suspensão, a Polícia Federal garante que o agendamento online e o atendimento nos postos continuarão normalmente, somente não há a previsão para a entrega do passaporte solicitado enquanto for normalizada a situação orçamentária, porém, quem foi atendido nos postos e teve o atendimento até o dia 27 receberá a caderneta do mesmo modo.

Publicidade

Veja também