Polícia registra média de 345 acidentes de trânsito por mês

Em 2018, policiamento atendeu a 4.142 ocorrências, número menor que em 2017, quando foram catalogadas 4.299

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 29/01/2019
Horário 04:02
Arquivo - Polícia Militar e Semav atribuem queda no número de acidentes à fiscalização no trânsito
Arquivo - Polícia Militar e Semav atribuem queda no número de acidentes à fiscalização no trânsito

A Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou números referentes à quantidade de ocorrências de acidentes de trânsito registradas em Presidente Prudente nos últimos dois anos. De acordo com os dados fornecidos, o policiamento fechou o ano de 2018 com o total de 4.142 ocorrências que envolveram motoristas e pedestres, o que resulta na média de 345,16 acidentes por mês dentro do perímetro urbano. Este número é menor que a média de 2017, que foi de 358,25 registros mensais. Na época, a corporação catalogou 4.299 ocorrências, ou seja, de um período a outro houve diminuição de 3,66%. A redução dos indicadores, mesmo que tímida, é resultado das “intensas fiscalizações realizadas pela Polícia Militar e Semav [Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública]”, conforme afirmação do 18ª Batalhão da Polícia Militar em Prudente.

Além das fiscalizações de trânsito, outro fator que pode ter contribuído para a queda nos indicadores foram as campanhas educativas e palestras solicitadas por setores da sociedade que, segundo a corporação, conscientiza os condutores para um trânsito mais seguro. E o reflexo deste trabalho também é observado na diminuição de acidentes com e sem vítimas. Do total catalogado no ano passado, 1.166 ocorrências resultaram em feridos, e outras 2.886 tiveram vítimas ilesas. No período anterior, os números foram maiores, quando totalizados 1.177 acidentes com vítimas e 3.021 sem vítimas.

Quanto aos atropelamentos também houve redução, passando de 101 para 90 no período analisado. “A Polícia Militar trabalha sempre com o objetivo de diminuir os indicadores, mesmo com o significativo aumento da frota de veículos. Para um trânsito mais seguro, o fator primordial reside na conscientização dos pedestres e condutores de veículos, pois todos fazem parte do trânsito”, argumenta a corporação.

É necessário atenção

Como noticiado recentemente em O Imparcial, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulgou o balanço anual dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos perímetros urbano e rodoviário. Segundo o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito no Estado de São Paulo), das 16 RAs (Regiões Administrativas) do Estado de São Paulo, os índices de mortes recuaram em nove delas, inclusive na de Prudente, que ocupa o 5º lugar no ranking, com redução de 9% na quantidade de óbitos entre os anos de 2017 e 2018. Na ocasião, as fatalidades diminuíram de 151 para 138.

Apesar disso, é importante que as pessoas se atentem quanto às infrações de trânsito que podem fazer com que este fator tenha um efeito reverso. Segundo a Polícia Militar, com base no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), as causas mais comuns dos acidentes em âmbitos regional e nacional ocorrem pela inobservância das normas gerais de circulação e conduta por parte dos motoristas, bem como a desobediência das sinalizações. “Cerca de 60% dos casos envolvem motociclistas e o uso de bebida alcóolica, ocorrendo com mais frequência aos finais de semana”, pontua o órgão.

NÚMEROS

OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO REGISTRADAS PELA PM

A Polícia Militar aponta queda na quantidade de atendimentos a acidentes de trânsito no perímetro urbano de Presidente Prudente entre 2017 e 2018.

4.299

ocorrências de acidentes de trânsito foram registradas em 2017

358,25

é a média mensal catalogada em 2017

4.142

ocorrências de acidentes de trânsito foram registradas em 2018

345,16

é a média mensal catalogada em 2018

Publicidade

Veja também