População acolhida no Estádio Caetano Peretti faz check-up médico

Imigrantes e pessoas em situação de rua realizaram exames de saúde e também foram vacinados contra a gripe nesta sexta

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/07/2021
Horário 16:03
Foto: Marcos Sanches/Secom
Testes rápidos para Covid-19 e infecções virais foram realizados por equipe
Testes rápidos para Covid-19 e infecções virais foram realizados por equipe

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de parceria entre a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ofereceu na manhã desta sexta-feira exames de saúde para imigrantes e pessoas em situação de rua que foram acolhidos pela equipe multidisciplinar no Estádio Caetano Peretti. Dentre os serviços, foram disponibilizados testes rápidos de Covid-19 e hepatites, vacinação contra a Influenza e distribuição de preservativos.

Segundo a médica Dayara Tomazini, da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro, a testagem é muito importante. “Quando a SAS nos solicitou para prestar essa assistência aos imigrantes aceitamos prontamente, pois sabemos que, principalmente nesse momento de pandemia que estamos vivendo, é fundamental ter uma atenção especial a este público”, explica.

“No atendimento de hoje, realizamos o famoso 'check-up', com a medição de pressão e diabetes, teste de HIV [vírus da imunodeficiência humana] e suporte para as mulheres referente a queixas ginecológicas. Já para as crianças, estudamos a necessidade de suplementação de ferro e vitaminas, vermifugação e pesagem. Caso o cidadão precise de um exame específico, iremos analisar a estadia dele na cidade e faremos o cadastro para encaminhá-lo a uma especialidade”, completa.

De acordo a secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, os moradores recebem no órgão diversos cuidados. ”Ao todo, atendemos 20 imigrantes venezuelanos, sendo 11 crianças e nove adultos. Os trabalhos do Caetano Peretti são uma extensão da Sapru (Serviço de Acolhimento para Situações de Rua), antiga Casa de Passagem de Prudente, e oferecemos para os residentes abrigo, alimentação e atendimento na área da saúde por meio da parceria com a Sesau”, esclarece.

A secretaria realiza juntamente com a equipe técnica um estudo prévio sobre o histórico dos imigrantes e dos moradores de rua antes do acolhimento, bem como a verificação dos documentos e a vinculação dos habitantes às respectivas famílias.

Publicidade

Veja também