Posição defendida

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/10/2020
Horário 04:39

Na edição de domingo, o Plantão manifestou discordância de algumas propostas eleitorais para extinguir algumas secretarias municipais. O candidato Marcos Lucas (Avante) se manifesta em defesa de sua posição de redução do número de secretarias. 

Novas tecnologias

O entendimento do candidato é de que com menos secretarias e com o uso das novas tecnologias será possível dar maior agilidade aos serviços públicos, inclusive evitando decisões conflitantes que acabam atravancando a cidade.

Sete secretarias

O plano de governo de Marcos Lucas propõe sete secretarias: Educação e Esporte, Saúde, Assistência e Inclusão Social, Finanças e Administração, Assuntos de Arquitetura e Engenharia, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Visando economizar

O candidato do Avante, sobre a proposta de drástica redução de 17 para sete, diz que cada secretaria a menos representaria em seu governo R$ 1 milhão de economia para os cofres públicos municipais. 

Secretário da CPI

Hoje é o dia em que o secretário de Mobilidade Urbana, Adauto Lúcio Cardoso, é esperado na Câmara de Vereadores para depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Transparência do Transporte Coletivo.

Classe empresarial

Está sendo programado pela classe empresarial de Prudente encontro com os candidatos a prefeito; previsto para ser realizado dia 6 de novembro no auditório da Casa do Advogado, a sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

Artefatos explosivos

Projeto em tramitação pretende proibir manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em Prudente. A iniciativa é da vereadora Alba Lucena (DEM).

Gera riscos nocivos

O barulho gera riscos nocivos à população, aos animais e ao meio ambiente; conforme exposição oral feita pela vereadora ao ocupar a tribuna da Câmara na sessão ordinária desta semana, na segunda-feira. 

Primeira discussão

O projeto foi aprovado em primeira discussão com os votos nominais da autora e de Anderson Silva (PSB), Enio Perrone (DEM), Izaque Silva (Patriota), José Tabosa (MDB), Rogério Galindo (PSDB), Willian Leite (MDB) e Wladimir Cruz (PSDB). 

Contra e abstenção

Os votos contrários foram dos vereadores Geraldo da Padaria (PTB) e Elza do Gás (PSDB). Optaram pela abstenção Adão Batista (PSB) e Mauro Neves (Podemos). A votação em segunda discussão deverá ocorrer na próxima semana.

Vários municipios 

Existem e já vem de algum tempo, em alguns casos desde 2010, a proibição da soltura de fogos ruidosos em vários municípios paulistas e também pelo Brasil afora. As multas são pesadas para quem descumpre as leis. 

Conexão imediata

A chefe do cartório da 402ª Zona Eleitoral, Letícia Macoratti de Castilho, confirma ao Plantão que o sistema JE Connect, com transmissão dos votos ao Tribunal de Justiça direto das urnas, será utilizado na Escola Antônio Moreira Lima, no bairro Ana Jacinta.

Publicidade

Veja também