PP tem a melhor informação contábil  e fiscal do Estado, aponta ranking

Município ocupa a primeira colocação entre os 645 municípios paulistas, e o 72º lugar na classificação nacional; estudo avalia a consistência da informação que a Secretaria do Tesouro Nacional recebe

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 06/12/2020
Horário 05:25
Foto:  Weverson Nascimento
Prudente ocupa primeira colocação entre os 645 municípios do Estado de São Paulo
Prudente ocupa primeira colocação entre os 645 municípios do Estado de São Paulo

O município de Presidente Prudente ganhou mais um destaque em âmbitos estadual e federal, através do ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). A capital do oeste paulista ocupa no ranking de 2020, que analisa os dados de 2019, a primeira colocação entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, e o 72º lugar na classificação nacional. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional, quanto pelos diversos usuários dessa informação.

A análise estadual do desempenho dos municípios é dividida em quatro dimensões de avaliação, sendo a Gestão da Informação (na qual Prudente garantiu 12 pontos, que é a nota máxima), Informações Contábeis (22 de 24 pontos), Informações Fiscais (12 pontos, que também é a nota máxima), e Informações Contábeis X Informações Fiscais (11 de 12 pontos). O posicionamento dos municípios também pode ser observado sob a ótica de vários recortes.

Para a análise, foi estabelecida uma visão nacional que contempla todos os municípios da federação, e um segundo recorte que contempla o ranking estadual dos municípios. No estudo, também é possível o acesso à análise da microrregião onde a cidade se encontra, conforme organização estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Gestão pública

O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) diz que este ranking reafirma o compromisso do governo com a transparência na gestão pública, e demonstra a competência da equipe de finanças. “São profissionais que estão sempre atentos às mudanças e cumprem todas as determinações dos órgãos competentes, para prestarem as informações contábeis e fiscais solicitadas”, explica.

À Prefeitura, a coordenadora administrativa e financeira da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), Ivone Alves Campos, explica que o Tribunal de Contas tem uma metodologia de mapeamento de todos os registros contábeis, incluindo dos que aparecem no ranking, e que todos estão na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é seguida à risca pelo município. Ela também acrescenta que a classificação de Prudente demonstra a transparência adotada pela Prefeitura em todos os procedimentos contábeis, como na receita arrecadada, disponibilidade financeira, balanço anual que demonstra todos os ativos, entre outros, como registro de bens móveis e imóveis.

O secretário da Sefin, José Nivaldo Luchetti, também enalteceu a equipe da pasta, segundo o município. “São profissionais que estão sempre atentos às mudanças e cumprem todas as determinações dos órgãos competentes para prestarem as informações contábeis e fiscais solicitadas. Temos muito a parabenizar a equipe, que é muito comprometida com o trabalho que realiza. O resultado do ranking é reflexo da qualidade do corpo técnico da Sefin”, disse o titular.

Serviço

O ranking da qualidade da informação contábil e fiscal pode ser conferido no site da Secretaria do Tesouro Nacional disponível no link: ranking-municipios.tesouro.gov.br. Para acessá-lo é necessário informar o Estado e o município correspondente.

Análise estadual do desempenho dos municípios

Colocação

Município

Nota Ranking

Presidente Prudente

240,0

Ubarana

239,9

Natividade da Serra

238,9

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

Análise da microrregião conforme organização do IBGE

Colocação

Município

Nota Ranking

Presidente Prudente

251,5

Euclides da Cunha Paulista

230,1

Piquerobi

229,3

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também