Prefeitura cobra retomada imediata do transporte coletivo

Caso retorno da operação não ocorra hoje, prefeito Bugalho adiantou ontem, em encontro, que vai tomar medidas judiciais por dano coletivo, pelo sofrimento causado aos usuários do transporte público

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 29/04/2020
Horário 08:06
Secom - Reunião propôs diálogo entre as partes, sobre alternativas para preservar empregos
Secom - Reunião propôs diálogo entre as partes, sobre alternativas para preservar empregos

Na tarde de ontem, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), convocou uma reunião com representantes da empresa Prudente Urbano e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Presidente Prudente e Região. Segundo o chefe do Executivo, o objetivo do encontro foi "acabar de vez" com a greve e dialogar sobre alternativas para preservar o emprego de aproximadamente 170 funcionários da concessionária. Bugalho determinou também que as partes entrassem em acordo até o fim do dia para que o transporte volte a operar hoje, senão em sua totalidade, pelo menos as linhas principais.

“Caso não haja a retomada do serviço, a Prefeitura vai tomar medidas judiciais por dano coletivo, pelo sofrimento causado aos usuários do transporte público", ressaltou o prefeito. Os representantes da empresa da Prudente Urbano disseram que pelo menos três propostas foram apresentadas ao sindicato dos trabalhadores. Dentre elas, a redução temporária do tíquete-alimentação de 70% do valor total. De acordo com a empresa, a proposta de redução do tíquete é necessária para a garantia dos empregos, evitando a demissão de 170 funcionários, devido à diminuição da operação neste momento da crise da pandemia da Covid-19.

Como já noticiado por este diário, a categoria está insatisfeita, principalmente, com a redução no valor do benefício, que passou, conforme os trabalhadores, de R$ 500 para R$ 150.

MANUTENÇÃO

DOS EMPREGOS

O documento encaminhado para este diário detalha que Bugalho reforçou que o projeto que trata da redução do ISS (Imposto sobre Serviços) do transporte coletivo, que minimizaria a crise financeira da concessionária, já foi enviado para a Câmara Municipal e protocolado no dia 2 abril, mas ainda não foi votado. Segundo ele, "a redução do ISS por quatro meses seria uma das soluções para esse impasse, pois auxiliaria a empresa Prudente Urbano na manutenção dos empregos e a honrar seus compromissos com o pagamento dos funcionários e fornecedores".

OPINIÃO DA

POPULAÇÃO

A reportagem fez um levantamento da opinião de alguns usuários com relação à greve dos motoristas. Nas redes sociais da Prudente Urbano, Cleria Rosa comentou que apoia a greve e que não é correto diminuir o salário dos motoristas, sendo que os mesmos realizam duas funções (motorista e cobrador). “O fluxo de passageiros não diminuiu, pelo contrário, os ônibus estão cada vez mais lotados, pois são poucos que não estão trabalhando”.

Outra usuária da rede social, Ana Paula Viana, também concorda com a mobilização. “A empresa aproveita do povo, a passagem é cara, poucos ônibus, muita espera, lotação e precariedade”, reclama. Já Diego Arruda, que utiliza o transporte com frequência, alega que o motivo pelo qual levou à paralisação é justo, porém, não no momento de pandemia. “Teria que ter ao menos 20% da frota funcionando e não paralisar totalmente, pelo fato de estar prejudicando os que também utilizam o transporte”.

Publicidade

Veja também