Prefeitura de Anastácio se desliga da Unipontal para reduzir despesas

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 05/07/2016
Horário 10:18
 

A Prefeitura de Santo Anastácio se desligou da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) em janeiro deste ano, para reduzir suas despesas diante da queda na arrecadação do município em meio à recessão econômica. De acordo com o prefeito Alaor Aparecido Bernal Dias (PSDB), apesar do valor fornecido mensalmente não ser alto, a situação das finanças municipais é tão crítica que toda contenção de gastos possível está sendo promovida.

Jornal O Imparcial Alaor: "Situação das finanças municipais é crítica"

"Pagávamos um salário mínimo ao mês, o que no fim do ano gera uma economia de quase R$ 12 mil, um valor relevante", considera o prefeito. Segundo ele, desde 2015, os servidores públicos estão trabalhando apenas em meio período, o que também tem auxiliado a manter as contas públicas equilibradas. "A maior dificuldade do município é arcar com a folha de pagamento e cumprir a LRF ", esclarece.

A vice-presidente da Unipontal e prefeita de Rosana, Sandra Aparecida de Souza Kasai (PSDB), ressalta que dos 32 municípios que integravam a entidade, apenas Santo Anastácio se desligou efetivamente. No entanto, ela expõe que pode haver outras cidades em situação de inadimplência frente à crise econômica. Ela lembra que em um momento de recessão é necessário que os municípios permaneçam unidos para manter a força da unidade, que continua trabalhando na articulação entre as prefeituras e os demais entes federativos.

 

Outras medidas

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Santo Anastácio chegou a antecipar 50% do 13º salário dos servidores para conseguir "fortalecer" o comércio local, por conta da crise financeira, investindo R$ 647.565,32 dos cofres públicos. Em janeiro daquele ano, o município começou a separar um percentual da arrecadação para esta finalidade, sabendo de suas obrigações anuais e antevendo as dificuldades financeiras que enfrentaria.

A Prefeitura realizou ainda uma campanha que buscava dar oportunidade profissional para trabalhadores de famílias de baixa renda desempregados, que foi o "Programa social pelo trabalho de Santo Anastácio". Foram disponibilizadas 26 vagas para atividades desenvolvidas dentro de setores da Prefeitura, entre homens e mulheres, a partir dos 18 anos, com contrato de trabalho de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.

 
Publicidade

Veja também