Prefeitura de Prudente tem 204 servidores afastados; na Prudenco, são 172

Diante dos números, Sesau e Cerest iniciaram parceria para traçar perfil de como está a saúde dos funcionários e estabelecer fluxo de cuidados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/03/2022
Horário 16:00
Foto: Prefeitura de Prudente
4,76% do quadro de funcionários da Prefeitura está afastado
4,76% do quadro de funcionários da Prefeitura está afastado

Do total de 4.277 servidores municipais que atuam na Prefeitura de Presidente Prudente, 204 servidores estão atualmente afastados, ou seja, 4,76% do quadro de funcionários, aponta levantamento do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Já de acordo com os dados do RH (Recursos Humanos) da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), do total de 1,3 mil servidores da companhia, 172 funcionários estão afastados no momento.

Diante disso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o Cerest-PP (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Presidente Prudente), desenvolve o projeto "Cuidando de Quem Cuida", que tem como foco a saúde e o bem-estar do servidor. O trabalho é realizado por meio do levantamento dos casos de afastamentos, identificação dos profissionais em licença e realização de visitas técnicas para acompanhamento de pacientes que tenham problemas de saúde, visando garantir a melhora de sua qualidade de vida.

“A intenção desta parceria é traçar um perfil de como está a saúde do nosso servidor, tanto física quanto mental, para saber os principais motivos de afastamento e doenças e buscando minimizar os riscos à saúde”, explica o supervisor do Cerest-PP, João Raphael Souza Catalan.

Na prática, o projeto funcionará por meio de visitas domiciliares da equipe multidisciplinar com profissionais da Sesau à casa do servidor afastado, com apoio da equipe técnica do Cerest-PP, bem como visitas aos locais de trabalho daquele funcionário que está na ativa. Nesta etapa, será feita a escuta do trabalhador para obter o relato de queixas e acometimentos e, em seguida, viabilizar encaminhamentos e estabelecimento do fluxo de cuidados. 

A ação deve auxiliar no tratamento e recuperação dos afastados e possível retorno às condições de trabalho e para definição de ações preventivas e de promoção à saúde, com um olhar ao trabalhador em todos os seus aspectos e anseios. “Acolher e promover o bem-estar do servidor é nossa missão. Neste contexto de pandemia, vivemos momentos de extremo estresse físico e emocional. O pós-Covid atinge boa parte da nossa população e a equipe de trabalho da Prefeitura não está fora dessa realidade”, declarou o prefeito Ed Thomas (PSB).

Publicidade

Veja também