Prefeitura embarga 99 obras por irregularidades neste ano

De acordo com a Seplan, a maioria dos impedimentos é de imóveis residenciais; conforme a pasta, houve uma redução de 14% do número de embargos em relação ao ano passado

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 03/11/2021
Horário 04:01
Foto: Secom/Prudente
Em Prudente, obra só pode ser executada após aprovação de projeto técnico e alvará da Prefeitura
Em Prudente, obra só pode ser executada após aprovação de projeto técnico e alvará da Prefeitura

De 1º de janeiro a 15 de outubro deste ano, de acordo com a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), 99 obras foram embargas pelo poder público de Presidente Prudente - uma redução de 14% do número de impedimentos em relação ao ano passado. No mesmo período de 2020, 115 obras sem alvará de execução foram paralisadas pela Prefeitura. Segundo a pasta de Planejamento, “a redução é vista de forma positiva pela Seplan, uma vez que reflete os esforços da administração em agilizar e desburocratizar os processos de liberação de alvarás”, pontua.  
Os números apresentados incluem tanto imóveis comerciais quanto residenciais, porém, conforme indica o poder público, a maioria é de edificações residenciais, já que para a abertura de estabelecimentos comerciais é necessário estar com a situação do imóvel regular. “Via de regra, o embargo ocorre quando a obra está sem a autorização da Prefeitura”, indica a Seplan. 
De acordo com a Lei Complementar 234/2018, que dispõe sobre as normas de edificações para o município, toda espécie de obra só pode ser executada por meio de aprovação de projeto técnico da Prefeitura de Presidente Prudente, e após a obtenção de um alvará para execução da respectiva edificação. 
Após o embargo, a obra fica paralisada até que o proprietário regularize a documentação e receba o alvará de execução, que deve ser solicitado no Setor de Aprovação de Projetos da Seplan. Para obras residenciais, este processo pode ser realizado por meio do site aprovaprudente.com.br.  

Fiscalização ou denúncia

Segundo a Secretaria de Planejamento, a administração municipal chega a uma obra embargada de duas maneiras: fiscalização de rotina ou denúncia. “A maioria ocorre mediante fiscalização de rotina das equipes da Seplan”, indica a pasta. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 e também por meio dos contatos da Coordenadoria Municipal de Fiscalização e Urbanística: telefone (18) 3902-4447 ou Whatsapp (18) 99782-8773. 

SAIBA MAIS

Durante fiscalização, Seplan embarga 18 obras irregulares e sem alvará em Prudente

Publicidade

Veja também