Prefeitura inicia operação de novos semáforos

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 02/08/2015
Horário 10:10
 

Começou na manhã de ontem, em Presidente Prudente, o funcionamento dos semáforos no cruzamento das avenidas Coronel José Soares Marcondes com a Joaquim Constantino, entre os bairros Vila Formosa e Jardim Rio 400, onde anteriormente havia duas rotatórias. Com três faixas em cada via e tempo máximo de espera de um minuto e quarenta segundos, o novo sistema tem como proposta a maior liberação do fluxo, principalmente nos horários de pico, além do controle de tráfego dos carros e pedestres. A medida é vista por motoristas como "essencial" para a qualidade do trânsito.

No local, seis porta-focos ficarão dispostos, divididos em quatro no cruzamento, e dois na Avenida Coronel José Soares Marcondes, uma vez que é o ponto de saída da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Jornal O Imparcial Dispositivos foram instalados para dar maior fluidez ao trânsito, conforme a Semav

De acordo com o titular da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo de Oliveira Bosquet, a medida foi uma resposta ao mau comportamento do fluxo observado nas antigas duas faixas da via onde, segundo ele, as rotatórias não suportavam o trânsito, gerando constantes congestionamentos. "Com o semáforo e as três faixas da via podemos dar maior velocidade à distribuição, além de garantir a segurança de todos", diz. No local, faixas de pedestres foram pintadas para a travessia da população.

Para o motorista Carlos Fogaça, 30, e também conforme a dona de casa Vera Lúcia de Melo Ruiz, 63, ambos moradores de Prudente e usuários desse trecho para o trajeto diário, o projeto tem sinônimo de melhoria. Segundo eles, a via era um "caos" principalmente em horários de pico. "Aqui era muito difícil de atravessar de uma avenida para a outra, muitas vezes um carro por vez fazia a travessia", lembra Fogaça.

Durante ontem, hoje e amanhã, um agente de trânsito da Semav estará no local observando se os motoristas estão respeitando o tempo de parada, se há engarrafamento e se o movimento de carro e pedestres ocorre dentro do planejado.
Publicidade

Veja também