Prefeitura oferece terreno à Rede Lucy Montoro

Apesar de não haver qualquer oficialização, o deputado Mauro Bragato e o prefeito Bugalho confirmam a disposição da administração municipal em ceder o local onde, atualmente, está o Pátio Municipal de Veículos

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 01/03/2020
Horário 04:01
Weverson Nascimento - Prefeitura ofereceu o terreno, onde hoje está situado o Pátio Municipal de Veículos
Weverson Nascimento - Prefeitura ofereceu o terreno, onde hoje está situado o Pátio Municipal de Veículos

Continuam as tratativas para a instalação de um polo da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Presidente Prudente. Quem, há tempos, está à frente das negociações é o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Ele confirma que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), está simpático à tese, bem como o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB). Bragato afirma que o mandatário prudentino ofereceu o terreno, onde hoje está situado o Pátio Municipal de Veículos, para sediar a sede do complexo de saúde. A informação foi confirmada pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

“A Prefeitura está, inclusive, disposta a ceder uma área nobre da cidade para sediar o complexo de saúde”, destaca a Secretaria Municipal de Comunicação, visto que o pátio será, em breve, terceirizado e, portanto, sairá de lá. Ambas as partes ressaltam que não há nada oficializado até então.

Já em relação ao governo estadual, a simpatia de Doria, bem como o copartidarismo dos líderes (governador, deputado e prefeito), podem ser importantes para a decisão final. Mauro Bragato acredita que, ao menos, o anúncio da vinda de um polo da rede para a região deva ser feito ainda em 2020. “Estou trabalhando para isso”, pontua. Ainda segundo o deputado, a realização deste avanço na saúde regional depende, justamente, das duas questões comentadas acima: que saia a decisão do Estado pela instalação e que haja um convênio de cessão de espaço com o município. Tudo parece caminhar de forma favorável.

Recentemente, através de uma iniciativa de Bragato, ocorreu um encontro no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente sobre a implantação da rede na cidade. Mais de 150 pessoas entre, autoridades, lideranças, secretários municipais, promotores de Justiça, vereadores e prefeitos de toda a região estiveram presentes e falaram sobre a importância dessa instituição, que trará tanta qualidade de atendimento na reabilitação dos pacientes. O deputado explica que o evento foi positivo, tendo em vista que mostrou a necessidade das cidades da região, bem como o apoio das autoridades públicas e privadas.

IMPORTÂNCIA DA

REDE LUCY MONTORO

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem como objetivo, de acordo com informações disponibilizadas pelo Estado, proporcionar avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, compostas por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. Em todo o Estado, realizam-se cerca de 100 mil atendimentos ao mês.

Em Prudente, a rede já tem atuação, - está localizada junto ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades) -, no entanto, a Unidade de Dispensação de Órteses e Meios Auxiliares de Locomoção  atua apenas na fisiatria. “Depois de o paciente ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde do seu município para o serviço de fisiatria, ele passará por atendimento com equipe multiprofissional: médico fisiatra, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e neuropsicólogo”, explica a assessoria do local.

“A partir das avaliações iniciais, é elaborado um tratamento para ele, bem como é avaliada a necessidade da solicitação de órteses, próteses ou meios de locomoção, para que ele tenha uma qualidade de vida maior”, aponta a assessoria. Em Prudente, a média de atendimento anual está por volta de 5 mil.

O grande objetivo das autoridades regionais é reduzir o sofrimento dos deficientes que, muitas vezes, precisam percorrer grande quilometragem para ter acesso a determinados tratamentos. “O prefeito Nelson Bugalho enxerga com bastante entusiasmo a possibilidade de instalação da Rede Lucy Montoro em Prudente”, destaca a Secom. Bragato, por sua vez, reitera que cerca de 50 municípios da região serão atingidos pelos serviços da rede.

Da mesma forma, o MPE (Ministério Público Estadual), representado pelo promotor da Pessoa com Deficiência, Marcos Akira Mizusaki, apoia moral e politicamente a evolução das negociações do Estado. “Parabenizamos o governador, pelo reconhecimento de nossa região, bem como o prefeito e o deputado”, pontua Akira. “Por muitas vezes, para reivindicar os direitos dos cidadãos, buscamos com ações judiciais, quando vemos que isso não é preciso e que o poder público está fazendo um bom trabalho, damos apoio”, completa.

Publicidade

Veja também