Prefeitura prevê funcionamento do “Poupatempo Municipal” em 2020

De acordo com o titular da Setec, Rogério Alessi, o local tem o objetivo de centralizar a maioria dos serviços da Prefeitura, facilitando a vida do cidadão

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 31/07/2019
Horário 04:06
José Reis - Terreno destinado à construção do Atende Prudente, na Rua Marechal Floriano Peixoto
José Reis - Terreno destinado à construção do Atende Prudente, na Rua Marechal Floriano Peixoto

Desde 2017 a população da Presidente Prudente aguarda a instalação do Atende Prudente, uma espécie de “Poupatempo Municipal”. Há quase dois anos O Imparcial publicou uma matéria sobre obras que ocorreriam no quadrilátero central do município, entre elas, o Atende Prudente, que já tinha até o local de instalação escolhido, a Rua Marechal Floriano Peixoto. De acordo com a Secom (Secretaria de Comunicação), no momento o projeto está em fase de licitação. A abertura dos envelopes com as eventuais propostas das empresas está prevista para 2 de setembro. Ainda segundo a Secom, as obras terão duração de aproximadamente oito meses e a previsão é que os atendimentos comecem ser feitos no segundo semestre de 2020.

Os recursos a serem investidos na obra são oriundos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), na ordem de R$ 4,8 milhões, sendo R$ 1 milhão para aquisição do terreno, e mais R$ 3,8 milhões para erguer o prédio. A Secom informa que esses recursos não incluem compra de mobiliários, os quais serão adquiridos com recursos próprios do município.

O Atende Prudente tem como objetivo centralizar diversos serviços, evitando que o cidadão precise ir e vir de secretaria em secretaria, a fim de realizar atividades como concessão de alvará, pagamento de tributos e autuações municipais, negociações de dívidas, entre outros. “É um projeto que surge de uma tendência. Os grandes centros, todos, já têm. Que é você reunir em um único espaço físico todos os tipos de atendimento que a Prefeitura faz. Para que o governo municipal possa resolver todas as questões daquele local em um único atendimento”, explicou o titular da Setec (Secretaria da Tecnologia da Informação) de Prudente, Rogério Marcus Alessi.

A pasta está desenvolvendo sistemas para auxiliar na realização dos serviços que serão oferecidos no local. O prédio será interligado por fibra ótica à Prefeitura. Também haverá atendimento por telefone para que o cidadão não perca a viagem e modernização em relação aos documentos dos usuários. “Os processos vão passar a ser todos eletrônicos. A pretensão é que ao chegar para realizar qualquer serviço no Atende, a gente não fique com nenhum documento da pessoa. A ideia é digitalizar e devolver na hora. Então a pessoa não vai precisar ficar tirando cópia, nada disso”, enfatiza o secretário. Ainda segundo ele, os funcionários serão capacitados a realizar os tipos de serviços, entretanto, a Prefeitura não decidiu se haverá contratação de novos funcionários ou apenas realocação de colaboradores das secretarias já existentes.

Centralização

Rogério pretende que o Atende Prudente tenha o mesmo sucesso que o Poupatempo tem no Estado. E a expectativa otimista se deve às facilidades que o local irá representar na vida do prudentino. “Para a população vai ser bom, porque basta ir a um lugar só e já resolve tudo.” Alessi deixa claro que apenas dois tipos de serviços não estarão centralizados no local, os atendimentos médicos e questões ligadas à educação, como as matrículas. “Além de agilizar, vamos modernizar o atendimento”, pontua o secretário.

Publicidade

Veja também