Preservação do meio ambiente exige empenho de toda sociedade

EDITORIAL -

Data 04/06/2017
Horário 19:55

Conscientizar os pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente é indispensável para garantir a sobrevivência de diversas espécies, isso no que diz respeito à fauna e também à flora. No entanto, diante de ações que provocam tantos impactos negativos à natureza, bem com a sobrevivência do próprio ser humano, urgentes se tornam as medidas que devem ser tomadas por toda a população.

Tal assunto será bastante discutido nos próximos dias. Isso em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, marcado na terça-feira, que leva à promoção, pela Prefeitura de Presidente Prudente, da semana voltada ao tema, cuja programação foi divulgada ontem. Sim, foi necessário o estabelecimento de uma data, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, pela ONU (Organização das Nações Unidas), para chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Hoje, os problemas que comprometem o nosso ecossistema são vários. Envolvem o descarte inadequado de lixo, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, desperdício de água e esgotamento do solo. Portanto, os esforços precisam ser redobrados.

Valorizadas, então, devem ser iniciativas como a da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), que desenvolveu, no campus de Presidente Prudente, a sua Semana do Meio Ambiente. A atividade envolveu mais de 300 alunos, de escolas de Prudente, Presidente Bernardes e Regente Feijó, das mais diversas faixas etárias. Foram promovidas exposições, shows, maquetes, painéis, entre outras atividades, tudo para levar mais aprendizado para a garotada.

Outra ação que deve ser aplaudida é da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), através da campanha “Valorizar o meio ambiente é exercer a cidadania”. Esta motivou mais de 200 pessoas a se reunirem na última semana, na Praça Nove de Julho, para uma caminhada ecológica, recolhendo restos de papel, plástico, lixo orgânico, entre outros materiais inservíveis. A atividade será estendida para outros locais turísticos da cidade, também com o envolvimento de estudantes e entidades, visando reforçar a mensagem de valorização do meio ambiente para toda a comunidade. Importante lembrar que o que vale é o seu comprometimento com essa causa. Por que não começar desde já?

Publicidade

Veja também