Previna quedas de seu parente idoso

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 22/09/2021
Horário 04:30

Aproximadamente 30% dos idosos com mais de 60 anos caem uma vez ao ano. Muitos não poderão viver de modo independente depois de se recuperarem da queda. Isso é preocupante, pois diariamente recebemos em nossos hospitais idosos com fraturas de braços, pernas e quadris. Filhos e netos podem estimular e tomar algumas ações visando a prevenção.
O estímulo e acompanhamento de seus idosos para prática de atividades físicas para fortalecimento da musculatura e da flexibilidade são essenciais. Algumas opções são pilates, hidroginástica, caminhada.
Nos cômodos da moradia, uma excelente iluminação deve ser mantida. No quarto, é recomendado que haja um interruptor próximo à cama e uma lanterna para uso em caso de falta de energia. Prateleiras não devem ficar a mais de 1,5m (metro) de altura, para que consigam alcançar. Eletrodomésticos devem estar bem instalados e fixos.
Modificações na casa devem ser feitas: onde houver escadas ou desníveis, substitua por rampa e corrimão. Devem ser retirados móveis e objetos em excesso da casa deles, pois cada cômodo pode apresentar riscos. Reduza as mesas, cadeiras, cômodas, sempre explicando ao idoso.
O idoso precisa ter uma cama apropriada, com 45 a 50 cm (centímetros) de altura, de modo que firmem os pés no chão ao se sentarem. Pode ser necessário instalar barras para auxiliar a subir e descer da cama.
O banheiro é o cômodo mais perigoso da casa, tem muitas armadilhas. Adaptações incluem: piso com um revestimento antiderrapante, instalação de barras de apoio próximo ao vaso sanitário e no box, cadeira com pés emborrachados para que tomem banho sentados, retirada do box de vidro e substituição por um de plástico. Finalmente, compre calçados com sola de borracha, que seja antiderrapantes, bem confortáveis e seguros.
Algumas dessas modificações não são tão simples de serem feitas, mas valem a pena, considerando que fraturas são um transtorno ainda maior. Prevenir é o melhor presente para nossos pais, acredite!


 

Publicidade

Veja também