Produção de álcool glicerinado auxilia hospitais e entidades

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 18/04/2020
Horário 07:14
Cedida - Marco Lucas e Rogério entregam doação do primeiro lote ao Hospital do Câncer
Cedida - Marco Lucas e Rogério entregam doação do primeiro lote ao Hospital do Câncer

O empresário Marco Antonio de Carvalho Lucas é um dos envolvidos na mobilização encabeçada pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade do Estado de São Paulo) e usinas, empresas e outros órgãos de Presidente Prudente na produção de álcool glicerinado, que beneficia as pessoas mais carentes, atendidas em entidades filantrópicas, e os hospitais da cidade e região. Ele destaca a importância da sociedade civil neste momento, uma vez que circulam notícias da falta de EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras, álcool em gel, produtos de limpeza e desinfecção de ambiente na luta contra o coronavírus.

“Tudo começou com a vontade do diretor da Unesp de Prudente, [Rogério Eduardo Garcia] e também da procuradora federal, Angélica Carro. Fomos contatados por eles, por conta de movimentos dessa linha pela UEPP [União das Entidades de Presidente Prudente e Região], que presidi até o final do ano, para unir forças para isso. Contatamos algumas usinas de álcool, e a produção do produto ficou por conta dos alunos e professore de Química da faculdade”, comenta o empresário.

Marco Lucas diz que já fizeram algumas doações para o HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, Santa Casa de Misericórdia de Prudente e HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), além dos lares São Rafael e Santa Filomena. E acrescenta que também foi feita a doação de máscaras protetoras de face (em acrílico) para profissionais da saúde, pela empresa Soares 3D de São Caetano.

CONTRIBUIÇÃO

DA SOCIEDADE

O empresário diz que, embora tenha sido noticiado que o Estado direcionou recurso para aquisição de EPIs, álcool em gel para quando for necessário, não se tem informação de que estes recursos tenham chegado até o município. Então, antes que venha precisar, a sociedade civil faz bem, dentro de suas possibilidades, em contribuir.

“É um projeto bacana. Todo tipo de ação é importante neste momento em que as pessoas estão com medo, muitas em condição de vulnerabilidade, com o fechamento do comércio, muitas sem recursos para se manter. Além disso, o projeto Mais Prudente, que é um dos apoiadores, disponibilizou em seu site, além de informações oficiais em tempo real sobre este período, uma relação de psicólogos  que se dispuseram a fazer um trabalho voluntário a quem precisar. Ou seja, é momento de nos solidarizarmos uns com e pelos outros”, destaca Marco Lucas.

SERVIÇO

Hospitais conveniados ao SUS e entidades filantrópicas que estejam em funcionamento podem solicitar o produto pelo e-mail: diretor.fct@unesp.br.

Publicidade

Veja também