Professor Toninho Assiz perde a luta contra o câncer

Sepultamento está previsto para ocorrer às 15h45 de hoje, no Cemitério Municipal São João Batista

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/03/2021
Horário 11:56
Foto: Reprodução/Facebook
Dobespedida de Toninho Assiz ocorre na Casa de Velórios Athia
Dobespedida de Toninho Assiz ocorre na Casa de Velórios Athia

Morreu ontem, aos 66 anos, o professor Antonio Assiz de Carvalho Filho, “Toninho Assiz”, vítima de câncer. O sepultamento está previsto para ocorrer às 15h45 de hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente. 

Matemático pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em 1975, também foi mestre em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo, em 1983, e doutor em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela mesma universidade, em 1987. 

Na área acadêmica, foi professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com experiência em pesquisa de mercado e Banco de Dados. Atuava, principalmente, em desenvolvimento regional. Toninho ainda foi líder do grupo de pesquisa do CNPq “Agronegócio, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”.

Ainda durante sua trajetória, Toninho foi colaborador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e articulista do jornal O Imparcial.

Neste diário, foi um grande parceiro em várias iniciativas com relação a eventos e projetos bem-sucedidos voltados à comunidade, tanto de Presidente Prudente, quanto de toda a região. 

A despedida de Toninho Assiz ocorre na Casa de Velórios Athia. 

Amigos lamentam a morte

Em uma publicação na rede social, Marcos Lucas, presidente da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo), lamentou a partida de Toninho.

“Perdi um grande amigo, conselheiro, incentivador e irmão de uma coragem ímpar”, escreveu.

“Pra mim foi um privilégio muito grande poder conviver com ele por esse tão curto tempo, que serviu para aprender a amá-lo e admirá-lo muito!! Agradeço cada palavra, cada conselho e especialmente o apoio de sempre. Sua determinação e alegria, mesmo nos momentos de dificuldade que passou nos últimos meses não o impediu de continuar fazendo planos e projetos pensando no seu próximo”. 

O padre Jerônimo Gasques fez uma reflexão sobre o falecimento do parceiro. “Que boa lembrança me deixou; era um ser iluminado e cheio de inteligência; ele sabia dialogar com assertividade e treinado na academia de suas aulas. Era um mestre acima de toda suspeita e admirável pelos seus alunos; não somente ensinava sua matéria de matemática, mas aludia ao comportamento ético aos seus alunos. Tínhamos boas conversas em todas as áreas”, disse.

“Vamos sentir a sua falta, mas teremos a alegria de saber que por aqui passou um grande homem: Toninho. Receba a sua herança, querido irmão!”
 

Publicidade

Veja também