Programa prevê plantio de 186 mil mudas nativas

REGIÃO - André Esteves

Data 10/06/2016
Horário 11:10
 

 

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Faga Iglecias Lemos, visitaram o Parque Estadual Rio do Peixe, em Presidente Venceslau, na manhã de ontem, para promover o lançamento do Programa Nascentes, que tem como objetivo a restauração ecológica em grande escala das matas ciliares, responsáveis por evitar o assoreamento de rios e mananciais e melhorar a qualidade da água. A iniciativa conta com um investimento de mais de R$ 3 milhões, valor proveniente da Câmara de Compensação Ambiental, e visa o plantio de 186 mil mudas nativas numa área que compreende 245 hectares, equivalente a mais de 10% do percentual obrigatório para restauração.

Jornal O Imparcial Governador e secretária do Meio Ambiente fizeram plantio de mudas ontem, em Venceslau

Conforme Patrícia Iglecias, o modelo adotado é "emblemático", pois as técnicas utilizadas devem servir como exemplo para futuros plantios. "O programa é um grande catalisador de uma restauração que deixará benefícios em médio e longo prazos", afirma a secretária. "O projeto surgiu em um momento pós-crise hídrica, com a intenção de preservar os recursos hídricos e pensar na manutenção da qualidade da água", realça.

Segundo Alckmin, os últimos anos foram permeados por grandes mudanças climáticas, portanto, é preciso que a restauração da natureza seja colocada em foco. "Vamos fazer a regeneração natural e o manejo de fragmentos em todos os hectares e, assim, promover a recomposição da mata ciliar, que é tão importante para evitar o assoreamento dos rios", aponta. "Este é um dos maiores parques do Estado e hoje damos início ao trabalho, que deve gerar uma grande quantidade de empregos para a região", acrescenta. O governador ainda destacou que os viveiros das mudas estão sendo produzidos pelas penitenciárias locais. "Além de servir como terapia ocupacional aos presos, contribui para a remissão da pena", enfatiza.

Em âmbito estadual, o Programa Nascentes já alcançou a marca de cerca de 840 hectares restaurados, o que equivale a 1,4 milhão de mudas plantadas. A iniciativa tem como meta a restauração de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger 6 mil quilômetros de cursos d’água com investimentos públicos e privados.

 

Concessão de parques

O Jornal O Imparcial noticiou, na edição de ontem, que a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou uma emenda que autoriza a concessão de 25 parques estaduais à iniciativa privada, entre eles, o Morro do Diabo, localizado em Teodoro Sampaio. A reportagem aproveitou a visita do governador para questioná-lo sobre o projeto de lei. Alckmin respondeu que a medida será "muito benéfica" para as áreas, visto que haverá maior investimento na preservação ambiental e melhora na qualidade de serviço aos visitantes. "O objetivo é que os setores privados operem nessas áreas e gerem serviços que atraiam mais pessoas. Vamos começar o investimento em dois parques e, mais tarde, estender para os demais", comenta.
Publicidade

Veja também