Projeto acadêmico orienta população sobre atendimento em unidades de saúde

Universitários desenvolveram site explicando quando munícipes devem procurar UBS ou UPA, a fim de evitar perda de tempo e espera desnecessária

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/11/2021
Horário 15:57
Foto: Cedida
Projeto visa esclarecer diferenças entre UPA e UBS
Projeto visa esclarecer diferenças entre UPA e UBS

Era para ser apenas uma das disciplinas do curso universitário, denominada Projeto Integrador, mas os alunos da área da saúde da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) decidiram colocar em prática ensinamentos para facilitar a vida de usuários e profissionais das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Presidente Prudente.

Orientados pela professora Ana Paula Freire, os acadêmicos elaboraram uma ação visando o bairro Brasil Novo. O objetivo principal é a propagação de informações sobre as unidades de saúde e seus serviços. Para isso, construíram um site orientando sobre qual posto a população deve procurar conforme sua necessidade, ou seja, se deve procurar uma UPA ou uma UBS, de acordo com as diferentes queixas e sintomas que o indivíduo estiver sentindo.

“Percebemos que a população não sabe a diferença destas duas unidades e, em muitos casos, acabam perdendo tempo se direcionando a uma, sendo que seu atendimento seria em outra”, afirma a aluna do curso de Biomedicina, Ana Paula Abbade, uma das integrantes do projeto. 

Os universitários especificam que a UPA deve ser procurada em casos de urgência, pois fornece atendimentos de complexidade intermediária, enquanto a UBS é voltada para o atendimento básico, como consultas de rotina, vacinação e tratamento de doenças mais simples. O site apresenta ainda depoimentos de médicos e funcionários que atuam nesses serviços e presenciam de perto a desinformação.

Ao acessar o link www.projetointegrador23.wixsite.com/informacoes-saude, a população terá todas as explicações sobre estas diferenças e, assim, poderão evitar perda de tempo, excesso de filas e a espera desnecessária.

Para a divulgação deste site, os alunos procuraram a UBS Doutor Miguel Roberto Krasucki, localizada no bairro Brasil Novo, e também a Coordenadoria do Idoso do bairro, abordando a população, realizando rodas de conversa e distribuindo panfletos sobre a página eletrônica, a fim de que os munícipes tomem consciência da importância de saber procurar uma ou outra unidade de saúde.

Publicidade

Veja também