Projeto rejeitado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 29/06/2022
Horário 04:19

Com votos de oito vereadores, a Câmara Municipal de Prudente rejeitou projeto do prefeito Ed Thomas (PSB) sobre instituição do complemento salarial de referência do magistério municipal, relacionado ao piso salarial nacional.

PLANO DE CARREIRA
Houve forte pressão de professores e do Sindicato dos Servidores Municipais, com o argumento de que a proposta contemplaria parte dos professores e isso acarretaria prejuízos ao plano de carreira dos profissionais da educação. 

VOTAÇÃO NOMINAL
A mesa diretora da Câmara decidiu por votação nominal na sessão ordinária na noite de segunda-feira (27) desta semana. Compõe a mesa o presidente Demerson Dias (PSB), o vice William Leite (MDB) e os secretários Mauro Neves (Pode) e Enio Perrone (União).

PROCESSO OSTENSIVO
A votação nominal consiste em processo ostensivo pelo qual é possível identificar os votantes e seus respectivos votos.  A votação do projeto ocorreu por meio de chamada individual de cada vereador para respondem sim ou não.

OS CORRELIGIONÁRIOS
Responderam sim os dois vereadores correligionários do prefeito Ed Thomas: Ivan Itamar e Joana D´Arc; juntamente com Enio Perrone e Professor Negativo (Pode). Na condição de presidente da Câmara, Demerson somente votaria se houvesse empate.

VOTOS DE REJEIÇÃO
Não: Douglas Kato e Tiago Oliveira (PTB), Wellington Bozzo e William Leite (MDB), Mauro Neves, Joãozinho da Saúde (União), Miriam Brandão (Patriota) e Nathalia Gonzaga (PSDB). Embora identificados por partidos, não foi uma votação ideológica. 

PELA REGRA DO JOGO
Regimentalmente, o prefeito Ed Thomas poderá insistir no projeto, mas para isso precisa da assinatura de nove vereadores. Porém, independente de vereadores e, portanto, por conta própria somente será possível no ano que vem; caso queira.

TOCANDO O TROMBONE
Imediatamente após a votação, o “trombone” sindical tocou nas redes sociais com aplausos aos vereadores que votaram não, com a arte verde; e críticas aos que votaram sim, com arte vermelha. Os professores Negativo e Joana D´Arc “apanharam” mais. 

RESPEITO É EDUCAÇÃO
Rapidamente as publicações apresentaram muitas reações, comentários e compartilhamentos. Teve fala ponderada, fala exaltada e fala descabida: a dos que partem para agressões verbais. O que não combina com profissional da educação. 

NOITE DE HOMENAGEM
Em sessão informal, também na noite de segunda-feira, a Câmara Municipal prestou homenagem ao proprietário do Colégio Criarte, Márcio Augusto Orbolato Rodrigues, pelo incentivo ao esporte de base de Presidente Prudente.

APROVAÇÃO UNÂNIME
A iniciativa da homenagem com a entrega de Cartão de Prata foi do vereador Professor Negativo, com aprovação de todos os vereadores. Na solenidade, o prefeito Ed Thomas esteve representado pelo secretário de Turismo, Adolfo Padilha. 

SÃO PAULO + PERTO
O diretor do Escritório Regional de Desenvolvimento, professor Francisco Torturello, conta ao Plantão que começaram as obras de adequação do DER (Departamento de Estradas de Rodagens) para abrigar o Canal Direto São Paulo + Perto.

Publicidade

Veja também