Provas do Enem têm início neste domingo

Portões serão abertos às 12h e fechados às 13h; candidatos devem se atentar ao horário de verão

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 04/11/2018
Horário 04:33

Hoje é o primeiro dia em que os candidatos vão às salas de aula participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que segue no dia 11, mas o domingo também é marcado pelo início do horário de verão, já que desde as primeiras horas do dia, os moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez Estados, incluindo São Paulo, e o Distrito Federal, tiveram seus relógios adiantados em uma hora. Desta forma, O Imparcial separou algumas dicas para que você se saia bem durante a sua prova hoje, como os horários de abertura e fechamento dos portões, 12h e 13h respectivamente, e informações importantes sobre o horário de verão que segue até o dia 16 de fevereiro.

Fundamental para a conquista de programas estudantis como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), o Enem é um exame dividido em dois finais de semana, sendo, neste ano, hoje e o domingo que vem, provas essas que são temidas por estudantes do ensino médio e demais candidatos interessados no ensino superior. Conforme já noticiado por este diário, os professores José Carlos de Almeida Garcia Ruiz e Valmir Rogério Faili afirmam que algumas dicas são importantes para que os candidatos apresentassem um bom desempenho, como a prática de leituras, busca por conhecimentos que transitavam pela tecnologia, saúde e atualidades, e produções de texto.  

Com o “dever de casa” feito, o foco agora é manter-se calmo para a realização das questões, conforme defendem os especialistas, visto que os dias que antecedem o Enem são importantes para a concentração e não ao estudo de novos conhecimentos. Para que tudo saia como previsto, vale lembrar que, de acordo com a Agência Brasil, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, como carteiras de identidade expedidas pela secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia e identidade funcional.

“Além dos documentos obrigatórios, é aconselhável que os estudantes levem para o exame o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso. No cartão, consta o local de prova do estudante, além da opção de língua estrangeira escolhida e, se for o caso, atendimento específico ou especializado solicitado”. Já na lista do que não se deve levar, a Agência Brasil ressalta itens como: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos, como calculadoras, telefones celulares; fones de ouvido; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Sobre a temida redação, os professores informam que mesmo sem o domínio do tema proposto, é fundamental que o aluno conheça e saiba usar os recursos da língua portuguesa, bem como os disponíveis para a redação. “É um tempo que demanda atenção, interpretação, leitura dos textos de apoio, organização de ideias, rascunho e produção do texto, então, uma hora é pouco para que tudo isso ocorra”. Para não fugir da proposta, eles afirmam que os candidatos devem interpretar as frases e textos de apoio, que direcionam o tema, atentando-se aos elementos de restrição, como as palavras: Brasil e século 21. Sobre possíveis temas, eles arriscam o palpite na situação de imigrantes, fake news e temas sociais.

Horário de verão

No início da madrugada de hoje, os relógios pularam de meia-noite para a 1h. O motivo foi a chegada do horário de verão 2018, que é período que se estende até às 23h59 do dia 16 de fevereiro de 2019. A medida normalmente é implantada em outubro, porém, neste ano foi adiada devido ao segundo turno das eleições.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também