Prudente cria Comitê de Gestão de Crise Econômica para amenizar efeitos da quarentena

Objetivo é propor ações de enfrentamento à crise local, devido ao impacto altamente negativo nas vendas e, consequentemente, nas receitas das empresas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/04/2020
Horário 16:07
Marcos Sanches/Secom - Comitê visa adoção de medidas de enfrentamento dos efeitos da quarentena nas atividades econômicas do município
Marcos Sanches/Secom - Comitê visa adoção de medidas de enfrentamento dos efeitos da quarentena nas atividades econômicas do município

Diante da crise econômica por conta da pandemia mundial da Covid-19, que atinge os Estados e municípios, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), criou, por meio do Decreto 30.847/2020, o CGCe (Comitê de Gestão de Crise Econômica),  publicado hoje no Diário Oficial, para adoção de medidas de enfrentamento dos efeitos da quarentena nas atividades econômicas do município.

Conforme decreto, a coordenação do comitê será exercida pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que prestará o apoio administrativo e providenciará os meios necessários à execução de suas atividades.

A criação do comitê leva em conta a preocupação do prefeito com a economia de Prudente, que é fortemente dependente do comércio e dos serviços. O fechamento dos estabelecimentos não essenciais atende ao pedido de isolamento social vigente no Estado de São Paulo (decreto 64.881, de 22 de março de 2020), como medida de prevenção de contágio pelo Covid-19. Em Prudente, o comércio não essencial foi interrompido desde o dia 23 de março. A quarentena estadual segue até dia 10 de maio.

Diante da situação, o comitê irá propor ações que visam amenizar a crise local, devido ao impacto altamente negativo nas vendas e, consequentemente, nas receitas das empresas, gerando, com isso, possíveis inadimplências e demissões de empregados.

 

Composição

O comitê é composto por representantes de secretarias municipais e pelas seguintes instituições: ACE (Associação Comercial e Empresarial); Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista); Codepp (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico); Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); e UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente).

Integram ainda o comitê: Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Sindconpp (indicato dos Contabilistas de Presidente Prudente); Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares); Associação dos Lojistas dos Shoppings de Presidente Prudente; Toledo Prudente Centro Universitário; Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); e FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

Publicidade

Veja também