Prudente libera 'xepa' da vacina para crianças sem comorbidades

VEM iniciou cadastro do público de 5 a 11 anos para aplicação de doses que sobram nas unidades de saúde ao final de cada dia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/01/2022
Horário 16:09
Foto: Marcos Sanches/Secom
Cadastro de crianças sem comorbidades tem por objetivo evitar desperdício das doses remanescentes
Cadastro de crianças sem comorbidades tem por objetivo evitar desperdício das doses remanescentes

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente informa que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estão cadastrando crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades para receber as sobras da vacina contra a Covid-19 ao final de cada dia.

O cadastro deve ser realizado pela família presencialmente na unidade mais próxima do local onde reside a criança. O contato com os responsáveis será feito diretamente pela equipe de enfermagem, conforme a lista de espera.

Segundo Vânia Maria Alves, coordenadora técnica de saúde da VEM, o cadastramento das crianças sem comorbidades tem por objetivo evitar o desperdício das doses que, neste primeiro momento, são destinadas aos que possuem deficiência e comorbidades, conforme a orientação do Ministério da Saúde. “Nos dois primeiros dias da vacinação pediátrica, registramos sobra de doses nas unidades de saúde, que já foram aplicadas em crianças sem comorbidades”, expõe.

Para atender este primeiro grupo, o município recebeu 990 doses, que serão suficientes para atender 27% das crianças com comorbidades e 30% com deficiência, conforme dados do governo do Estado.

A vacinação, tanto contra a Covid-19 quanto para o calendário de rotina, segue escalonada. As doses pediátricas (5 a 11 anos) estão sendo administradas no período da manhã, das 7h30 às 12h, enquanto as demais faixas etárias (a partir dos 12 anos) estão sendo atendidas à tarde, das 12h às 16h30.

Publicidade

Veja também