Prudente registra 2ª morte por dengue no ano

Vítima foi uma idosa de 89 anos, moradora da Vila Formosa, região que concentra 152 casos positivos da doença

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/04/2020
Horário 14:08
Governo federal -  Primeira morte por dengue em 2020 foi anunciada em março
Governo federal - Primeira morte por dengue em 2020 foi anunciada em março

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou hoje a segunda morte por dengue neste ano em Presidente Prudente. A vítima foi uma idosa de 89 anos, que faleceu no domingo. De acordo com o órgão municipal, ela era moradora da Vila Formosa, bairro da região Centro Sul, área que concentra 152 casos positivos da doença. Com mais 166 casos positivos, a cidade registra agora 1.461 confirmações da doença. Além disso, outros 2.112 exames aguardam resultados. 

Segundo o órgão, em um primeiro atendimento médico no dia 17 de março, em um hospital da cidade, a prudentina foi diagnosticada com pneumonia.  Já no dia 20 de março, quando procurou pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Ana Jacinta relatando falta de ar e apresentando náusea, a paciente foi diagnosticada com edema agudo de pulmão. Durante o atendimento, a filha da vítima relatou que no dia 17 a mãe havia apresentado dores no corpo e de cabeça. 

Ainda em relação ao histórico clínico da paciente, no dia 23, quando foi transferida novamente ao hospital, ela foi diagnosticada com dengue. Com agravo no quadro clínico, a prudentina faleceu no dia 29. 

Conforme a VEM, dependendo da idade e da comorbidade, a doença pode atacar o pulmão. A Vigilância reforça ainda que a vítima era cardíaca e apresentava comorbidades como hipertensão e doença renal crônica.

Vale lembrar que o primeiro óbito por dengue na cidade foi divulgado no dia 20 do mês passado. A primeira vítima era um homem de 60 anos, morador do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

“As pessoas estão preocupadas com o coronavírus e devem se preocupar, inclusive tomando as medidas preventivas, mas não podemos nos esquecer da dengue, que, infelizmente, está fazendo vítimas fatais na cidade. Aproveitem esse momento de isolamento social para fazerem a limpeza das residências eliminando todos os criadouros possíveis. Precisamos da colaboração da população”, destaca Elaine Bertacco, supervisora da VEM. 

CASOS DE

DENGUE

Além da área 3 já citada, que registra 152 casos em bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, e outros, a VEM detalha as confirmações por bairros. A maior incidência permanece na área 4. Agora, em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros, são 365. 

Pela ordem decrescente, na sequência, consta a área 7, cujos locais como Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara, e outros contabilizam 294 confirmações. A área 2 tem 212  positivos em locais como Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros. A área 1 tem 168 casos em bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale, entre outros.

Há ainda as áreas 5 e 6. A primeira, que é a Centro Norte, registra 133 casos em bairros como a Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros; enquanto a segunda, que é a Noroeste, contabiliza 121 confirmações em locais como Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu, e outros. A área 101, que são os distritos, agora soma 16 casos.

Publicidade

Veja também