Prudente ultrapassa os 100 casos de Covid-19

Outras 14 confirmações da doença ocorreram em cidades da região, que soma agora 401 registros positivos

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 21/05/2020
Horário 02:55
Reprodução -  Na região, há 221 casos suspeitos da doença
Reprodução - Na região, há 221 casos suspeitos da doença

A capital do oeste paulista, Presidente Prudente, ultrapassou hoje os 100 casos de Covid-19. Após o último boletim epidemiológico da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), na tarde ontem, a cidade contabilizou novos dois casos da doença e agora soma 101.

Os diagnósticos fazem parte dos 11 recepcionados pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz) nesta quarta-feira. Conforme a pasta, são nove negativos e os dois positivos. Os casos “foram confirmados em duas pessoas do sexo masculino, sendo um adulto de 59 anos, com início dos sintomas no dia 11 deste mês, e que segue hospitalizado, e em um bebê de um ano, cujos sintomas iniciaram no dia 9 deste mês. A criança segue em isolamento domiciliar”, completa.

A VEM informa também que houve um óbito suspeito pela doença. Este foi registrado em um idoso de 87 anos, que teve início dos sintomas no dia 16 deste mês. O material foi colhido e agora a Vigilância aguarda o resultado do exame.

A Prefeitura comunica ainda que há 28 munícipes de Prudente hospitalizados, sendo nove em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em um panorama geral da cidade, foram registradas até o momento 662 notificações da doença. Do número total, 522 exames apontaram negativo para doença e outros 101 indicaram positivo. Outros 39 aguardam resultados.

INCIDÊNCIA

NA REGIÃO

Com isso, e os demais 14 novos casos confirmados ontem em outras cidades, a região tem agora 401 registros positivos da doença, além de 221 sob investigação. Dentre os locais, são quatro casos em Adamantina, cinco em Lucélia e em Presidente Venceslau. Além de Álvares Machado, que somou mais dois casos positivos de coronavírus, conforme atualização da Prefeitura. “Desta vez, trata-se de um homem de 38 anos e uma mulher de 35 anos. Ambos seguem em isolamento domiciliar”, detalha.

E por fim, ainda ontem, os números relacionados à Covid-19 também tiveram aumento em Pacaembu. Segundo registrado pela Secretaria Municipal de Saúde, dois casos positivos foram confirmados após realização de teste rápido, além disso, mais cinco suspeitos coletaram material para exame laboratorial e quatro pacientes tiveram o resultado negativo. “Os novos positivados são profissionais de segurança [homens], com idades de 35 e 45 anos, que residem e trabalham em Pacaembu. Ambos estão em tratamento e isolamento domiciliar”, informa.

MAIOR TAXA

DE CRESCIMENTO

E um estudo do governo do Estado de São Paulo, divulgado ontem, analisou a taxa de crescimento do número de casos de Covid-19 em todo território paulista, por região. O levantamento analisa as três últimas semanas, do dia 30 de abril a 18 de maio, e mostra que em todas as RAs (Regiões Administrativas), o aumento percentual de confirmações foi maior que na RM (Região Metropolitana), que inclui a capital paulista.

No topo, o Estado mostra que a região de Prudente lidera com a pior taxa: 379%, sendo um aumento de 67 para 321 casos, entre as datas informadas. Em relação às mortes, o índice ficaria em +80% (de 15 para 27). Contudo, com base nos dados, que foram coletados diariamente com os boletins epidemiológicos dos municípios, o número de 30 de abril a 18 de maio é o seguinte: 117 para 369 (+215,38%), no que diz respeito aos casos; e 17 para 35 (+105,88), em relação aos óbitos.

À reportagem, o governo estadual pontuou que a explicação está no tempo que as prefeituras levam para notificar casos novos ao Estado, de diagnósticos feitos na rede particular. “Pode levar até 15 dias”, completa. Por isso a diferença.

SAIBA MAIS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a falar, ontem, em possível adoção do “lockdown” (confinamento) no Estado para conter o avanço do novo coronavírus. O número de novos casos de Covid-19 já cresce mais rapidamente em todas as regiões do Estado de São Paulo do que na região metropolitana da capital, segundo o chefe do Executivo. Segundo ele, o protocolo de “lockdown” já está inclusive pronto, mas que prefere acreditar que as pessoas respeitarão as medidas de isolamento social. A taxa de Prudente continuou em 40%, em análise de terça-feira.

CASOS DE COVID-19 NA REGIÃO

MUNICÍPIO

Casos confirmados

Mortes confirmadas

ADAMANTINA                                                                                                   

33

2

ALFREDO MARCONDES              

2

0

ÁLVARES MACHADO                  

7

0

ANHUMAS                                              

2

0

CAIABU                          

1

1

DRACENA                      

27

2

EMILIANÓPOLIS             

4

0

FLÓRIDA PAULISTA                                                    

2

0

IEPÊ                         

1

1

INDIANA                      

8

0

INÚBIA PAULISTA       

1

0

IRAPURU                  

8

1

JUNQUEIRÓPOLIS       

23

1

LUCÉLIA                 

30

5

MARTINÓPOLIS   

6

1

NOVA GUATAPORANGA

5

0

OSVALDO CRUZ

2

0

PACAEMBU            

11

1

PANORAMA                

3

1

PIQUEROBI             

7

0

PIRAPOZINHO     

7

0

PRACINHA                 

1

0

PRESIDENTE BERNARDES 

5

0

PRESIDENTE EPITÁCIO     

6

1

PRESIDENTE PRUDENTE  

101

8

PRESIDENTE VENCESLAU 

34

8

RANCHARIA                 

5

1

REGENTE FEIJÓ

8

0

RIBEIRÃO DOS ÍNDIOS  

1

0

ROSANA                  

4

0

SAGRES                  

1

0

SANTO ANASTÁCIO

2

1

SANTO EXPEDITO   

1

0

SÃO JOÃO DO PAU D'ALHO  

1

0

TARABAI              

3

0

TEODORO SAMPAIO

4

0

TUPI PAULISTA     

34

0

TOTAL

401

35

Fonte: Municípios

Publicidade

Veja também