Prudente vai investir em drones e câmeras autônomas para combater descarte irregular de lixo

Objetivo é utilizar equipamentos para monitorar áreas onde prática é mais frequente; Executivo encaminhará projeto de lei à Câmara nos próximos dias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/11/2021
Horário 17:21
Foto: Cedida
Funcionários da Prefeitura passam por capacitação para uso de drones
Funcionários da Prefeitura passam por capacitação para uso de drones

A Prefeitura de Presidente Prudente deve ganhar novos aliados na luta contra o descarte irregular de lixo em áreas públicas da cidade. Por meio das secretarias de Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, a intenção é utilizar a tecnologia de drones e de câmeras autônomas para monitorar áreas onde há descarte frequente de resíduos, sobretudo em terrenos baldios, canteiros centrais e estradas rurais.

O ponto de partida para execução do programa é a criação de uma lei municipal que trata sobre videomonitoramento. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza, a minuta da lei já foi redigida pelos técnicos da pasta e nos próximos dias será submetida à votação pela Câmara Municipal. O texto traz todas as diretrizes para o videomonitoramento da cidade, como auxílio à segurança pública, controle do trânsito, combate a crimes ambientais, incluindo descarte de lixo, entre outras finalidades.

Paralelamente, o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, tem desenvolvido dois projetos voltados ao uso da tecnologia no combate ao problema do lixo. Um deles é a capacitação de funcionários da Prefeitura para uso de drones, equipamento que vem sendo cada vez mais utilizado na captação de imagens aéreas. O minicurso foi oferecido no último sábado, Fundação Inova Prudente.

Outra iniciativa é a adoção de câmeras autônomas, acionadas por detecção de movimento e alimentadas por energia solar, a serem instaladas em pontos já mapeados de descarte irregular. O sistema está em fase de desenvolvimento por parte da Setec, para posterior implantação.

As ações visam combater uma prática criminosa e que ainda atinge todas as regiões da cidade. Conforme o prefeito Ed Thomas (PSB), o despejo irregular de lixo é uma conduta que traz prejuízos ambientais, sociais e de saúde pública, e não pode ser tolerada. “Desde o início da nossa administração, assumimos essa luta contra os porcalhões e, agora, com o auxílio da tecnologia, teremos mais uma ferramenta para combater este ato tão deplorável”, afirma o prefeito.

Publicidade

Veja também