Público-alvo

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 01/05/2021
Horário 05:00

Diante de todos os desafios gerados pela pandemia e impactos que levam as empresas à falência, vale reforçar os pontos que podem culminar na insolvência dos negócios. Entender os motivos que levam a esta situação é a melhor forma de se precaver. Com isso, o empresário se fortalece e aumenta a munição para lutar pela sua sobrevivência, crescimento e sustentabilidade dos negócios na nobre missão de gerar emprego e renda no país. Dentre os seis fatores conhecidos, este artigo tratará do primeiro, que é o público-alvo.
“Quem vende para todo mundo, não vende para ninguém!”. Esta máxima da área de vendas precisa ser levada a sério. Por outro lado, aqueles empresários que dizem vender para todo mundo têm lá a suas razões! Pois, geralmente se referem à possibilidade de vender para todos que lhe procuram. Quando se trata de público-alvo, não se descarta nenhuma venda, mas como tempo e dinheiro são limitados, as chances de sucesso serão bem maiores se os esforços com comunicação, promoções, treinamentos, arranjos das prateleiras, estoque dentre outros, forem direcionados para o mesmo objetivo.
Quando se define um público-alvo, não significa que os outros perfis foram excluídos das vendas. Em outras palavras, a empresa precisa otimizar seus esforços e recursos para se comunicar e atender os atuais e futuros clientes. É preciso pensar em nichos de mercado para aumentar as possibilidades de sucesso. Claro que se a empresa optar por mais de um nicho poderá fazê-lo, observando os mesmos cuidados e reforçando o investindo de tempo, energia e dinheiro em comunicação. Se o empresário não estiver familiarizado com estas estratégias, o aconselhável é começar com um único nicho.
Diante do exposto, pode-se dizer que a empresa não vende para todo mundo, mas todos podem comprar! Se pegar um tecido qualquer, escolher um ponto, segurar com a ponta dos dedos e puxar, o ponto mais alto será aquele que se colocou foco. No entanto, os outros pontos no entorno também se elevaram com o esforço. Assim acontece com o público-alvo bem definido, obviamente não se descarta vendas para outros públicos, mas as estratégias para crescer no mercado serão potencializadas.
 

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