Queda nos termômetros favorece comercialização de flores em PP

Mercado, aberto todas as quintas-feiras, é responsável pelo abastecimento de floriculturas da região de Prudente; compradores destacam preços baixos, variedade e qualidade das espécies

PRUDENTE - André Esteves

Data 21/07/2017
Horário 13:16
José Reis, Tradicional Mercado de Flores é aberto todas as quintas-feiras, no entreposto prudentino da Ceagesp, das 6h ao meio-dia
José Reis, Tradicional Mercado de Flores é aberto todas as quintas-feiras, no entreposto prudentino da Ceagesp, das 6h ao meio-dia

Nem as manhãs de frio atrapalham o movimento no Mercado de Flores do entreposto prudentino da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), aberto todas as quintas-feiras para a população. A queda nos termômetros, na realidade, favorece a comercialização das espécies, aponta o gerente da unidade, Ivandro Maciel Sanchez, tendo em vista que as baixas temperaturas prolongam a vida útil das flores. Em termos de procura, ele expõe que a demanda é “suficiente para manter o mercado”, responsável pelo abastecimento de diversas floriculturas da região.

O permissionário Antonio Carlos Braga enfatiza, no entanto, que o maior público é esperado após o fim do inverno, já que é o período em que as pessoas começam a renovar os seus jardins e prepará-los para o fim do ano. Atualmente, ele fornece para seus compradores uma variedade de 60 espécies, entre as quais destacam-se buxinhos, palmeira-ráfia, sunpatiens, moreia e dracena arbórea. Antonio afirma que a busca por flores não é tão aquecida com a aproximação do Dia dos Pais como no mês das mães, contudo, há aqueles que se valem das plantas como forma de lembrança.

A permissionária Kátia Kito, por sua vez, salienta que, nesta data em especial, é mais comum a venda de crisântemos para visitas a cemitérios. Em geral, as flores mais populares em seu box são aquelas utilizadas para arranjos, como orquídeas, rosas e minimargaridas, utilizadas para ornamentação do ambiente doméstico e decoração de festas. Questionada sobre o clima frio, ela reforça que isso contribui para a maior durabilidade das plantas, mas atrasa a abertura dos botões. Já os preços, apesar de demandarem elevações no inverno, são normalmente mantidos para segurar a clientela.

A pensionista Clementina Olean, 78 anos, aproveitou a manhã de ontem para dar uma passadinha pelo local e levou para a casa mudas de cravo, pata-de-elefante e beijinho. Ela conta que prefere ir até o entreposto ao invés de uma floricultura em função dos melhores preços. “Há uma diferença de mais ou menos 30%. Sem falar que aqui é mais tranquilo para escolher”, comenta. Já a dona de casa Kátia Sperandio, 42 anos, esteve no local pela primeira vez a fim de comprar um vaso para um pé de jaboticaba que ganhou. “Decidi vir porque me disseram que eu encontraria aqui preços mais em conta”, relata.

 

SERVIÇO

O Mercado de Flores é aberto todas as quintas-feiras, das 6h ao meio-dia, e fica localizado no interior do entreposto da Ceagesp, na Avenida Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, 105, Jardim Jequitibás. Para a reserva de flores, os telefones para contato são (14) 99786-6588 (falar com Antonio Carlos) e (18) 99742-3344 (falar com Kátia). 

Publicidade

Veja também