Quem sabe um dia, Lídia. Quem sabe um dia...

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 02/11/2021
Horário 07:00

No lado escuro da cidade tinha uma ponte. Dessas de madeira, imperfeitamente colocadas lado a lado, com pregos sobressaltados, que invariavelmente faziam enganchar as sandálias falsificadas de tiras, comidas nas pontas e com tintas gastas. Nessa ponte, o mundo passava incauto, mas também desmoralizado porque sabia no fundo, que a nenhum lugar ela levaria. 
Foi nessa ponte, nessa mesma ponte, que o caminho se abriu para uma mulher de 32 anos, vítima de uma doença comum: a resignação de uma vida medíocre diante dos apelos de consumo. Lidia nada mais era do que uma batedora de cartão. Trabalhava dia após dia de modo insano, precarizado e desvalido em uma loja de cosméticos no centro da cidade. 
Chegava cedo, abria as portas e varria a sujeira inoportuna e insistente. “Por quê?”, dizia. “Daqui a pouco um monte de pés sujos vão (sic) trazer poeira, desgraças, conformismo e desejos aqui para dentro”.  Olhava para o creme de mãos de uma fábrica chinesa, perfeitamente embalada em um papel colante de frutas. Dava vontade comer. Pegou um para ela e pediu para descontar do salário. Era o que podia. 
Quem sabe no mês que vem, poderia arrematar um creme da Boticário, de verdade, com embalagem clarinha, letras bem distribuídas e que a faria viajar por um mundo bem desconhecido. O dia em que isso acontecesse, seria o dia do alinhamento dos astros. O seu planeta ficaria alinhado com o mundo imortal de quem nem pensa para passar um cartão na máquina. Ficaria feliz e conformada. Viveria momentos de princesa como nas redes sociais e nestas toadas, quem sabe, até permitiria ser descoberta por algum moço bom, que ganhasse mais do que um salário. 
Quem sabe um dia, Lídia. Quem sabe um dia...
 

Publicidade

Veja também