Reação do comércio

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 10/10/2020
Horário 04:25

Dados apontam que em agosto de 2020 as indústrias conquistaram níveis de faturamento parecidos com o que tinham antes da pandemia. Quando a indústria melhora, significa que o comércio compra mais de seus fornecedores impulsionados pela expectativa de aumento de vendas. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o comércio cresceu de forma surpreendente: abril de 2020 foi o fundo do poço, mas nos meses seguintes, o crescimento se manteve numa constante até bater recorde histórico em agosto.
Os resultados gerados pelo comércio são medidos pelo IBGE desde o ano 2000 e, agosto de 2020 é o melhor resultado do setor desde então. Nos bastidores destes números, estão os empreendedores que enfrentaram e enfrentam ambiente hostil, repleto de incertezas e desafios, contudo foram capazes de se adaptar à nova realidade, entenderam melhor a necessidade dos clientes e inovaram em soluções nos serviços e produtos ofertados no mercado. De encontro a este fato o dinheiro do auxílio emergencial e a redução de carga horária remunerada pelo governo ajudaram com a injeção de bilhões de reais na economia.
Há diversos exemplos de empreendedores que inspiram, dentre eles pode-se citar Laudério Botigelli, com mais de 90 anos, referência na produção massas e biscoitos. Botigelli viu de perto muitos altos e baixos na economia e superou todos. Isto nos inspira a entender que as crises existem para nos deixar ainda mais fortes, perseverantes e determinados. Outro exemplo instigante é da empresa Ceo da ZPNG, que conforme reportagem publicada na revista Gestão & Negócios PME a ZPNG, diante do fato de não poder aglomerar pessoas, lançou eventos virtuais com experiência 360° em 3D. Levou à sensação de estar junto com o palestrante ou artista, a iniciativa é um sucesso.
A empresa Obentô Pet, conforme jornal de Negócios do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de outubro de 2020, investiu em alimentação natural para os bichinhos de estimação e está lucrando com o novo posicionamento. A CatMyPet, por sua vez, criou o Álcool Pet: a primeira linha do Brasil para animais domésticos - o grande diferencial do produto é que se ingerido não é nocivo aos animais. E, neste caminho, há muitos outros exemplos de empreendedores que fazem acontecer, geram resultados na nossa economia e na qualidade de vida da população.
 

Publicidade

Veja também