Região está em situação de alerta meteorológica até sexta-feira

Durante a semana, oeste paulista poderá receber fortes chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, como aponta a Defesa Civil

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 15/12/2020
Horário 07:00
Foto: Roberto Mancuzo 
Alerta de chuvas fortes segue até sexta-feira na região
Alerta de chuvas fortes segue até sexta-feira na região

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil colocou a região de Presidente Prudente em situação de alerta nesta semana, no que diz respeito aos cuidados com a situação meteorológica. Isso porque, segundo o boletim, imagens de satélite e radares meteorológicos afirmam que, desde ontem até sexta-feira, há grandes chances de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, em diversos pontos do Estado, como é o caso do oeste paulista. 
No período em questão, a região terá a aproximação e passagem de dois sistemas meteorológicos em sequência. O destaque, porém, se deu entre ontem e hoje, pois está previsto para que a primeira frente fria cause pancadas de chuva forte, em alguns momentos até de temporais, seguidas por rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo em pontos isolados. 
“A segunda frente fria, que virá logo em seguida, também causará um cenário semelhante ao primeiro. Por conta disso, não são descartados riscos de transtornos, principalmente porque o solo permanecerá encharcado no decorrer dos dias”. Logo, vale ressaltar a importância da atenção às áreas mais vulneráveis de cada município, principalmente por conta de deslizamentos, desabamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas a raios e vento. 

Atuação local

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Presidente Prudente, Renato Gouvea, com a situação de alerta apontada pelo mapa, todo o efetivo da Defesa Civil local fica também em alerta. Ele sugere que a população fique atenta aos momentos de chuva e tome todos os cuidados necessários. “Como, por exemplo, usar rotas alternativas durante a chuva para evitar locais que costumam alagar, a exemplo do Parque do Povo”. 
Sobre a atuação da Defesa Civil, Renato lembra que ela depende de cada caso, e que ela pode ir desde orientações até, por exemplo, vistorias em casas afetadas por consequências da chuva, interdições, contato com a Assistência Social para o fornecimento de alimentos e também da disposição de materiais como colchões e lonas para reparar os danos. “O importante é sempre estar em alerta e não duvidar da força das chuvas e dos ventos”.  

SERVIÇO
Renato Gouvea, coordenador da Defesa Civil de Presidente Prudente, comentou ainda sobre a importância de a população aderir a um serviço gratuito em que é possível receber via SMS informações de riscos climáticos no local em que reside. Para isso, basta enviar o número do CEP (Código de Endereçamento Postal) para o número 40199.

SAIBA MAIS

Chuva acima do esperado deixa danos em Prudente

Frente fria avança pelo sudeste e mantém chuvas na região

“Chuva de verão” causa estragos em Prudente 

Prefeitura de Prudente promove Operação Chuvas de Verão para agentes da Defesa Civil

Publicidade

Veja também