Região imuniza 86% do público-alvo

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 21/05/2016
Horário 09:39
Até a tarde de ontem, 174.748 doses da vacina haviam sido aplicadas na região de Presidente Prudente desde o dia 30 de abril, data que marcou o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O montante equivale a 86,1% do público-alvo da mobilização, traçado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em 202.825 habitantes em toda a região. Os números apontam que, em âmbito geral, a região teria atingido a meta preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é 80% da população prioritária.

Deste total, pelo menos 52.978 pessoas foram imunizadas em Prudente, conforme dados divulgados pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) na tarde de anteontem. Segundo o órgão, três grupos ultrapassaram a meta. Foram eles: dos idosos, com 27.025 pessoas imunizadas, equivalente a 94,59% do total estimado, além de 328 puérperas, correspondente a 92,39% do esperado. Dos profissionais de saúde foram vacinados 6.328 trabalhadores, o que equivale a 98,54% da classe, e 9.064 pessoas com doenças crônicas. Em contrapartida, nos demais grupos prioritários, crianças e gestantes, a porcentagem estava abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Em outras cidades, o total do público-alvo estimado também teria sido atingido. É o caso de Alfredo Marcondes, que superou a meta proposta de 80% em todos os grupos prioritários, com exceção dos trabalhadores de saúde, conforme a Secretaria de Saúde do município. Na cidade de Pirapozinho, o cenário foi semelhante. No total, conforme a Diretoria de Saúde da cidade, 6 mil pessoas foram vacinadas desde o início da campanha. Número que, de acordo com o órgão, ultrapassa o percentual estipulado.

Desde o dia 4 de abril, mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no Estado, segundo a pasta estadual de Saúde. Índice que seria superior à meta da campanha, que visava vacinar 9,5 milhões de paulistas. Para dar sequência à mobilização, o órgão deve repassar 1,94 milhão de doses extras para a vacinação na próxima semana.
Publicidade

Veja também