Resistência à homofobia é tema de encenação

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/04/2016
Horário 09:48
Ontem, alunos da Escola de Educação Integral "Oracy Matricardi", do Ana Jacinta, em Presidente Prudente, assistiram a encenação do Teatro Fórum, realizada por alunos da Escola Estadual de Educação Integral "Marrey Junior", inseridos na programação do Movimento de Mobilização Social Seja Gentil, iniciativa do Governo de Presidente Prudente e do Colégio Braga Mello.

Baseado em relatos de que alunos foram agredidos verbalmente por conta de sua orientação sexual, nove estudantes da Marrey Jr, com o auxílio do produtor teatral e estudante de Psicologia, Renê Batista Echeverria, criaram uma encenação abordando a temática do preconceito vivido dentro da escola.

"Os conflitos no ambiente escolas existem, mas nossa ideia é ensinar aos alunos que há outros caminhos para resolvê-los pacificamente. Ensinar o que é ser gentil com todos", afirmou Echeverria.

Jornal O Imparcial Alunos assistiram a encenação do Teatro Fórum, realizada por estudantes da Marrey Junior

De acordo com a diretora da Marrey Júnior, Alda Sichieri de Oliveira Barradas, a campanha Seja Gentil veio ao encontro dos anseios da educação integral, que é permeada pelo protagonismo juvenil. "Estamos juntos nessa campanha. Quisemos discutir e levar os alunos a refletirem sobre as diferenças, porque não podemos fazer vistas grossas. Precisamos aceitar o outro do jeito que ele é, ser gentil com a diferença, aprender a respeitar. Racismo, homofobia, dentre outros temas que precisam ser discutidos porque na escola formamos cidadãos". Mesma opinião é compartilhada pela diretora da Oracy

A iniciativa já foi apresentada anteriormente a 256 estudantes da Marrey Juniot. Ontem, 280 alunos do 6° ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

 

#Seja Gentil

Dentro da campanha, estão previstas até o dia 17 de junho pelo menos 200 ações na cidade, que inclui desde educação no trânsito, até dança circular, música com coral dos servidores públicos municipais, fórum, teatro, passeios ciclísticos e intervenções em espaços públicos. A campanha de mobilização social #Seja Gentil tem parceria da Prefeitura e apoio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Publicidade

Veja também