Respeitar leis de trânsito salva vidas 

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 12/01/2021
Horário 03:55

A disciplina é a mesma: trânsito. O erro também segue: irresponsabilidade com a velocidade. Ficou comum ouvir que um acidente foi ocasionado pela alta velocidade, pois o motorista, infelizmente, acha sempre que com ele nada vai acontecer. Ilusão...
Os limites de velocidade são importantes para que possamos ter um trânsito mais seguro e disso ninguém duvida. Em rodovias, o limite estipulado leva em conta uma série de fatores, como o impacto que aquela velocidade terá em caso de batida. Estar acima do permitido significa estar desprotegido nesse sentido, pois o impacto que seu veículo tem sobre você aumenta drasticamente a cada 10 km por hora de velocidade a mais.
Como noticiado, no domingo, a Polícia Militar Rodoviária deflagrou uma operação contra o excesso de velocidade de veículos que circulam pela malha da região de Presidente Prudente. Durante a ação, 224 condutores foram flagrados dirigindo acima do permitido. De acordo com a corporação, o objetivo da ação foi o excesso de velocidade cometido por motociclistas que utilizam motos com altas cilindradas, mas, condutores de carros também entraram para a estatística. O levantamento mostra que dos 53 veículos (49 motocicletas e quatro automóveis) parados pelos militares, 24 foram autuados por excesso de velocidade (21 motociclistas e três automóveis). Já os radares flagraram 200 motoristas com velocidade acima do permitido, sendo eles quatro motociclistas.
Circular dentro da velocidade permitida na via ajuda a evitar acidentes justamente pelo controle das reações do motorista diante de obstáculos ou riscos. Além disso, abusar do acelerador dói no bolso. E muito. As multas estão cada vez mais severas. E, infelizmente, é a única forma de fazer o brasileiro colocar um pouco mais a mão na consciência e respeitar. 
Fica o apelo para que todos os motoristas tenham consciência de que respeitar as leis de trânsito salva vida, inclusive, a própria vida. Você andando na lei, também mostra, através das tuas atitudes, a ter respeito pelo próximo. Um ensinamento para os teus filhos. 

Publicidade

Veja também