Respeito à vida! No trânsito é preciso de atenção

EDITORIAL -

Data 19/12/2020
Horário 04:15

Todo cuidado é necessário ao condutor que vai pegar a estrada. Nos feriados prolongados ou saídas para o final de semana - quando o fluxo de automóveis aumenta -, a observação deve ser redobrada para evitar acidentes que muitas vezes levam à morte, e isso independe do horário. Sempre é importante levar em consideração todas as regras de trânsito, mas, acima de tudo, a atenção é a característica que não pode ser deixada de lado em hipótese alguma.
Uma simples distração no pensamento ou olhar para o outro lado pode ocasionar acidentes graves. De acordo com especialistas e órgãos de segurança viária ouvidos pela reportagem, mais de 90% das ocorrências de trânsito são ocasionados por falha humana, e poderiam ser evitadas. De janeiro a outubro, na região de Presidente Prudente, os acidentes com mortes reduziram de 47 para 25. A explicação pode estar não na consciência do motorista, mas no baixo fluxo de veículos que transitaram no período de isolamento. 
Isso porque os acidentes, mesmo com vítimas leves, ocorrem praticamente todos os dias. ‘Na edição online de ontem, a reportagem trouxe dois casos que aconteceram na madrugada: um atropelamento que resultou em vítima fatal; e uma batida traseira entre moto e caminhão, que por sorte não matou o motociclista. E realmente precisa ter “sorte” para sobreviver, porque na rodovia as chances de morte são maiores, devido à velocidade empregada pelos veículos. 
Mesmo com as repercussões dos acontecimentos rodoviários, o condutor parece não dar a mínima. Campanhas de conscientização já se tornaram clichês; aumento de valores das autuações, nem se fala... só reclamação, mas fazer o correto para evitar a multa, o infrator não faz. Não tem muito para onde ir, a não ser realmente fazer brotar um pingo de noção! Talvez, a mudança venha a partir do momento em que algum familiar perder a vida por conta do erro.
 

Publicidade

Veja também