Sabesp irá instalar quatro usinas solares na região de Prudente

Além de Prudente, também serão contempladas Euclides da Cunha Paulista, Adamantina e Mirante do Paranapanema; expectativa é iniciar a produção de energia já no 2º semestre

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 09/06/2020
Horário 16:58
Freepik - Equipamentos são produtores de energia de fonte limpa e sustentável de eletricidade
Freepik - Equipamentos são produtores de energia de fonte limpa e sustentável de eletricidade

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) identificou a oportunidade de promover o aproveitamento energético disponível em suas instalações de maneira inovadora, limpa e renovável com a instalação de usinas solares fotovoltaicas. Na 10ª RA (Região Administrativa), cuja cidade-sede é Presidente Prudente, serão quatro usinas, sendo que uma delas já está licitada: a de Prudente. Seguem em processo licitatório as estruturas de Euclides da Cunha Paulista, Adamantina e Mirante do Paranapanema. Com exceção de Adamantina, em que a usina será instalada na área de um poço de captação de água, as demais serão construídas em estações de tratamento de esgoto.

A energia proveniente das usinas solares será utilizada nos próprios processos de tratamento de água e de esgoto. Para se ter ideia da quantidade de energia gerada, as quatro usinas da região, somadas às outras duas que serão instaladas em Assis e Paraguaçu Paulista, seriam suficientes para abastecer 12 mil residências (aproximadamente 40 mil pessoas) mensalmente.

Em todo o Estado de São Paulo, serão 34 usinas solares, com capacidade para geração de 67 Megawatts de potência, o que corresponde a 4,5% da energia que é utilizada na Sabesp ou ao consumo de 65.200 residências.

Os equipamentos são produtores de energia de fonte limpa e sustentável de eletricidade, sem emissão de gases de efeito estufa e com baixo impacto ambiental, contribuindo para ampliação da produção de energia renovável e diversificação da matriz energética da Sabesp.

A expectativa é iniciar a produção de energia já no segundo semestre de 2020.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Mogi Mirim foi a primeira instalação de saneamento no país a adotar a produção de energia solar em parceria com a Sabesp e a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).

Publicidade

Veja também