Se organize para começar o ano com as contas em dia

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 26/11/2020
Horário 04:19

Muitos trabalhadores já estão na expectativa de receber aquela tão aguardada bonificação de Natal...pois é, o pagamento da primeira parcela do 13º salário, em muitas empresas, ocorre daqui poucos dias, em 30 de novembro. O dinheiro extra vem em ótima hora, principalmente neste ano atípico, devido à pandemia da Covid-19. Muitas famílias passam por apertos financeiros, muitos perderam o emprego, tiveram sua jornada de trabalho reduzida. Em casas em que três ou quatro membros trabalhavam, muitas vezes, sobrou para um ou dois conseguirem dar conta do orçamento doméstico.
Mas, o que fazer com o 13º, para que ele não evapore sem você nem se dar conta? É preciso ter parcimônia com os gastos, e, claro, priorizar o pagamento de dívidas. A tentação é grande para usar o dinheiro extra com desejos pessoais, como roupas novas, um celular de última geração. Muitas pessoas ainda nem receberam o pagamento e já estão contando com ele para comprar de tudo e mais um pouco na Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira.
Aquele pensamento “eu mereço” quase sempre termina em arrependimento. Claro que é possível se dar um presente, ou comprar algo para presentear alguém querido neste Natal. O que não pode é usar todo o dinheiro “como se não houvesse amanhã”, muitas vezes, gastando até mais do que se tem, deixando mais dívidas para serem pagas em um ano que mal começou. 
É preciso lembrar também que junto com o novo ano vem uma avalanche de contas e impostos a serem honrados. IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrícula e materiais escolares, enfim, a lista é interminável. Mas, totalmente previsível, afinal, todo ano ela chega e é preciso pagá-la. O certo mesmo é ter uma reserva financeira para estes gastos, mas, como bem sabemos, nem todos conseguem poupar.
Muito melhor do que ter um produto novo é poder descansar a cabeça no travesseiro, e dormir o sono tranquilo dos que não têm dívidas. Portanto, saiba gastar o seu dinheiro. E diferentemente do pensamento da maioria da população, que acha que nunca poderá ter um orçamento equilibrado por ganhar pouco, o grande segredo é como você gasta e não o quanto você ganha.

Publicidade

Veja também