Sebrae promove capacitação para empreendedores

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 21/05/2019
Horário 06:00
José Reis -  Cavalcante: “quem vai empreender se faz necessário planejar”
José Reis -  Cavalcante: “quem vai empreender se faz necessário planejar”

No ano em que a criação do MEI (Microempreendedor Individual) completa 10 anos, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promove até sexta-feira, a 7ª edição da Semana do MEI, que terá como tema “Conhecimento para você, sucesso para o seu negócio”. Nesse período, todas as atividades do Escritório Regional de Presidente Prudente estarão voltadas para tirar dúvidas sobre o funcionamento da modalidade e orientar sobre as vantagens da formalização, promover oficinas de capacitação, apresentar ideias de negócios e dar orientação financeira, além de permitir que o empreendedor registre um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para sua atividade. O esperado, segundo a organização, é a presença de 200 pessoas nas atividades durante a semana.

De acordo com o gerente regional do Sebrae José Carlos Cavalcante, 63 anos, a oportunidade está disponível para o empreendedor que está com dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e para aquele que tem interesse em ter o seu próprio negócio.  

Durante o evento, as dúvidas mais sanadas, segundo o gerente, dizem respeito àqueles que nunca empreenderam. “A primeira coisa que desejam saber é sobre a parte legal, tributária, margem de lucro, preço de venda e controle de caixa. Quem trabalha com colaborador já tem as coisas prontas, mas quem vai empreender se faz necessário planejar, organizar e liderar pessoas”.

O empreendedor

A 7ª edição da Semana do MEI proporcionará ao empreendedor, diariamente, diversas oficinas com dez dicas de como melhorar ou implantar o seu negócio. Hoje, para empreender, existe um processo de cinco fases, mas que às vezes o empreendedor não se preocupa de uma forma completa, explica o gerente regional do Sebrae. A primeira fase é aperfeiçoar o perfil empreendedor. “Ele precisa adquirir as habilidades necessárias para gerir um negócio, desde competências, que, sem as quais, dificilmente continuará no mercado competitivo”. A segunda é identificar as oportunidades de acordo com o perfil, vocação ou condição física, psicológica e financeira do indivíduo.

Planejar e modelar o empreendimento coloca o indivíduo na terceira fase.  “São todas as ideias de uma forma organizada – qual é o seu mercado, quem é o seu cliente, quem são seus fornecedores, que localização é necessária para o tipo de negócio e quais equipamentos são necessários”, reforçará o conhecimento para quem deseja ser dono e administrar uma empresa.

Na quarta fase, uma vez modelado, o empreendedor terá ideia do que é necessário para funcionar em termos de capitais e recursos.  “O quanto ele irá precisar e de que maneira ele conseguirá obter de recursos para o tipo de negócio que deseja criar”. Nestas quatro fases, o gerente explica que é tudo relativo ao “planejamento” para o MEI.

Na quinta fase em que a empresa iniciará suas atividades, será necessário que o empreender identifique um estilo de gestão adequada para o seu tipo de negócio. “É colocar a empresa para operar e para isso, ele precisa ser um gestor, saber planejar, liderar pessoas e controlar” – fase conhecida por execução. Essas e outras informações estão disponíveis durante a semana nas oficinas e palestras do evento.

Serviço

Para participar das atividades da 7ª edição da Semana do MEI, o interessado deve procurar a unidade localizada na Rua Major Felício Tarabay, 408 - Centro, para realizar um cadastro, a qual poderá participar de toda programação de forma gratuita. Nesta semana, todos os serviços relativos ao MEI são gratuitos no Sebrae Prudente. Mais informações pelo telefone (18) 3916-9050, opção 4.

 

Publicidade

Veja também