Sem ações preventivas, leishmaniose é um grande perigo à população

EDITORIAL -

Data 21/05/2021
Horário 04:15

Como se não bastassem a Covi-19 - que já contaminou mais de 23 mil e causou a morte de mais de 600 pessoas em Presidente Prudente - e a dengue, que contabiliza só neste ano 939 registros, a leishmaniose também tem causado preocupação por aqui.
Na quarta-feira, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou o primeiro caso do ano de LVA (Leishmaniose Visceral Americana) em humano, o décimo até hoje no município. A doença foi diagnosticada em um homem de 58 anos, morador da Cidade Universitária. Segundo o órgão, o prudentino passa bem, mas segue em tratamento.
Na manhã de ontem, os moradores do bairro receberam orientações quanto à doença. Os profissionais da Vigilância também realizaram um trabalho de identificação da área que deverá receber o manejo ambiental, previsto para seis quadras no entorno do endereço em que o caso foi confirmado. Além da borrifação na parte interna e externa da residência, será feito ainda um trabalho de bloqueio na região, com coleta de sangue em animais para exames.
Até o final de abril, quando foram disponibilizados os últimos dados, 58 cães já tinham sido contaminados pela doença na cidade este ano. Considerada um crescente problema de saúde pública no país, a leishmaniose visceral é uma doença grave que pode levar à morte. Apesar da transmissão não ocorrer entre pessoas ou animais, e sim pela picada do mosquito palha - que se alimenta de sangue -, os cachorros são os principais reservatórios do problema. 
Infelizmente, ainda falta conscientização por parte da população. A única forma disso tudo ser evitado ainda é a prevenção. No caso dos cães, manter a caderneta de vacinação em dia, realizar os testes de sangue quando há alguma suspeita e usar coleiras apropriadas é fundamental. 
Além disso, já que o mosquito-palha costuma se reproduzir em locais sombrios, com muita matéria orgânica em decomposição, os moradores podem e devem fazer sua parte, evitando o descarte incorreto e acúmulo de lixo em casa, terrenos baldios e nos quintais. Promover a limpeza rotineira da casa onde vive, realizar a poda regular das árvores... Não deixar fezes de animais, folhas de árvores, restos de madeira e frutas pelo chão. Medidas simples, corriqueiras, mas fundamentais nesta luta!
 

Publicidade

Veja também